ALMG vai comemorar a Independência do Estado de Israel

Plenário vai celebrar, no dia 2 de junho, às 20 horas, os 66 anos de emancipação de Israel.

22/05/2014 - 17:18

Os 66 anos de Independência do Estado de Israel serão comemorados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial de Plenário, a ser realizada na terça-feira (2/6/14), às 20 horas. A solenidade atende a requerimento do deputado João Leite (PSDB).

O parlamentar justifica a realização da homenagem pelas relações diplomáticas estabelecidas entre Brasil e Israel nos últimos anos. "O Estado Brasileiro, e em especial Minas Gerais, reconhecendo o potencial industrial e tecnológico israelense, tem buscado maior integração com aquela nação e, pelo fato de a criação do Estado de Israel estar intimamente ligado à diplomacia brasileira, consideramos adequada a homenagem, como forma de estreitar nossos laços" disse.

História - A proclamação da independência de Israel foi feita horas após o fim do mandato britânico sobre a Palestina, quando os exércitos do Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram o país, em 14 de maio de 1948. Na chamada Guerra de Independência de Israel, as então recém-formadas Forças de Defesa travaram combate que durou aproximadamente 15 meses.

Com o fim da guerra, Israel concentrou-se na construção do Estado. Os primeiros 120 assentos do parlamento, o Knesset, entraram em funcionamento após as eleições nacionais em 25 de janeiro de 1949. Em 11 de maio do mesmo ano, tornou-se o 59º membro das Nações Unidas.