Minas Comunica II é desafio para novo diretor do Detel
Programa de telefonia deve atender 692 distritos. Comissão Especial da ALMG foi favorável à indicação do novo diretor.
21/05/2014 - 17:57A implantação, até março de 2016, do programa Minas Comunica II em 692 distritos de 359 municípios mineiros é um dos principais desafios do novo diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações de Minas Gerais (Detel), Lister César Nascimento. Ele foi arguido na tarde desta quarta-feira (21/5/14), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelos deputados da Comissão Especial destinada a emitir parecer sobre a sua indicação para o órgão.
Durante a arguição pública, o novo diretor-geral do Detel informou também que nos próximos 30 dias pretende apresentar ao governador uma proposta de reestruturação do órgão, de forma a reduzir a sua fragmentação e otimizar o trabalho. Conduzida pelo presidente da comissão, deputado Inácio Franco (PV), a reunião contou também com a participação do relator, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), e do deputado Rômulo Viegas (PSDB). O parecer do relator, favorável à indicação, foi aprovado pelos parlamentares e seguirá agora para apreciação do Plenário, em turno único.
Programa - Lançada em janeiro deste ano, a segunda etapa do programa Minas Comunica – de universalização do acesso aos serviços de telecomunicações do Estado de Minas Gerais – visa ampliar a cobertura celular, atendendo municípios mineiros que ainda não contam com o serviço de telefonia móvel em todo o seu território. O programa, executado pela operadora Vivo, deverá beneficiar diretamente 1,17 milhão de pessoas, segundo informou o novo diretor do Detel, que tomou posse em abril. Por enquanto, dos 692 distritos a serem beneficiados, apenas dois já foram contemplados com o programa.
Currículo - Graduado em Direito pela Fadivale e com formação geral em Marketing pela USP, o novo diretor do Detel desenvolveu-se profissionalmente na integração das áreas de operações, manutenção, logística e negócios de empresas de telecomunicações.
Entre outras atividades, Lister Cesar Nascimdento foi gestor de projetos e obras de engenharia de construção e implantação dos sites de empresas de telecomunicações em Minas Gerais e Espírito Santo. De janeiro de 2008 a janeiro de 2013 exerceu cargos de confiança na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atuando nas áreas de licitação jurídica, administrativa e financeira (contratos e recursos humanos).