Moradores de Sem Peixe contam suas histórias na TV ALMG
Programa Minas é Muitas visita a cidade com a maior proporção de idosos do Estado.
19/05/2014 - 14:57Cerca de 15% dos moradores de Sem Peixe (Zona da Mata), tem mais de 65 anos. É a maior proporção de idosos em um único município mineiro. A cidade é a próxima parada do programa Minas é Muitas, da TV Assembleia, que estreia neste domingo (25/5/14), às 19 horas.
Assista aos últimos vídeos do Programa Minas é Muitas.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Cidade pacata, encrustada nas montanhas, Sem Peixe tem menos de 3 mil moradores. Quase 500 deles já estão na terceira idade. Mesmo assim, de acordo com o IBGE, essa parcela da população responde por 49,8% da força de trabalho do município. Sebastião do Nascimento, conhecido por Ruão, ilustra bem o vigor dos sem-peixeanos. Aos 91 anos, ele cuida sozinho dos afazeres de uma fazenda. O segredo: “O médico pede para eu fazer caminhada. Mas eu faço caminhada é a cavalo”, diverte-se.
No programa, senhores e senhoras contam casos da infância, o convívio com os pais, histórias de amor, fé e o que pensam sobre a vida e a proximidade da morte. Chiquinho Basilio, de 101 anos, que ainda hoje é violeiro, prefere nem pensar nisso. “Tem vezes que eu fico meio contrariado, mas depois eu penso que Deus está no céu e que é bobagem a gente ficar triste”, diz. Destaque ainda para o casal Geraldo e Conceição Teixeira. Juntos a 59 anos, já planejam comemorar as bodas de diamante no ano que vem. “Minha vida”, declara-se Dona Conceicao ao marido, “só tem sentido com ele”.