Assembleia celebra os 55 anos do Jornal da Cidade
Reunião Especial na noite desta segunda-feira (12), no Plenário, homenageou semanário de Belo Horizonte fundado em 1959.
12/05/2014 - 22:45Em Reunião Especial no Plenário na noite desta segunda-feira (12/5/14), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou os 55 anos do Jornal da Cidade. A solenidade ocorreu a pedido do deputado Fred Costa (PEN). O parlamentar disse que, desde a sua fundação, o veículo valoriza o que é de interesse social. “Fatos que marcaram nossa vida sempre foram motivo de reportagens do semanário”, ressaltou. Para o deputado, “o sucesso de mais de meio século do jornal serve de referência e exemplo”.
O presidente do Jornal da Cidade, o jornalista Humberto Alves Pereira, agradeceu a homenagem. Ele falou sobre a história do veículo, fundado por seu pai, Joffre Alves Pereira, em 1959. “Ao longo dos anos, o País enfrentou várias crises econômicas. Vencemos sempre”, pontuou. Humberto Pereira disse que o semanário proporciona conteúdo de “excelente qualidade editorial”. Segundo ele, o veículo sempre aborda assuntos de interesse dos leitores. “O Jornal da Cidade tem olhar atento aos anseios de seu público”, ressaltou. Ele afirmou, ainda, que "as metas do semanário são liderar e evoluir”.
Orgulho – O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), disse que o Jornal da Cidade “é um orgulho para Belo Horizonte e para a história mineira”. Ele parabenizou os responsáveis pelo veículo e disse que o semanário se pauta pela ética e pelo compromisso com a democracia. Já o deputado Gustavo Corrêa (DEM) contou que o jornal contribuiu para sua trajetória não só política, mas de vida. “Tenho certeza de que, na leitura do semanário, consegui conhecer pessoas que fizeram e fazem a história de nosso Estado e de nosso País”, afirmou.
Durante a reunião, os deputados Dinis Pinheiro e Fred Costa entregaram ao presidente do Jornal da Cidade e ao diretor executivo do semanário, Humberto Filho, uma placa alusiva à homenagem. Também compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), Roberto Fagundes; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges; e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Pimenta da Veiga. A solenidade foi acompanhada, ainda, pelo deputado Alencar da Silveira Jr (PDT). Antes de começar a cerimônia, o governador Alberto Pinto Coelho esteve presente no Plenário e cumprimentou o presidente do Jornal da Cidade.
Semanário sempre deu destaque a Minas Gerais
Fundado em 1959 pelo jornalista Joffre Alves Pereira, o veículo nasceu como um semanário empenhado em dar destaque a Minas Gerais e, sobretudo, a Belo Horizonte. Assim, uma vez por semana, moda, política, turismo, automóveis e outros assuntos relevantes para o Estado e para a Capital ganham destaque em suas páginas.
Em 1990, com a morte do fundador, seu filho Humberto Alves Pereira assumiu a presidência do veículo, contando com ajuda de amigos e, principalmente, de seu filho Humbertinho, atual diretor executivo do jornal.
Em 2012, o Jornal da Cidade passou por uma significativa reestruturação, sem perder as raízes. Ganhou novos projetos gráfico e editorial, papel de melhor qualidade e novo formato tablóide. Além disso, a tiragem foi ampliada de 15 mil para 30 mil exemplares semanais.