A Algar Telecom, fundada em Uberlândia, foi a primeira empresa a utilizar fibra ótica e a oferecer telefonia móvel no Estado

Algar Telecom recebe homenagem na ALMG

História de pioneirismo e inovação da empresa de telecomunicações é relembrada em Reunião Especial de Plenário.

08/05/2014 - 21:51 - Atualizado em 09/05/2014 - 14:38

Primeira empresa a utilizar fibra ótica e a oferecer telefonia celular em Minas Gerais, a Algar Telecom foi homenageada com uma Reunião Especial de Plenário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta quinta-feira (8/5/14). “Uma das maiores empresas brasileiras, que leva comunicação, desenvolvimento e oportunidades para várias regiões do País”, assim definiu o deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), autor do requerimento para a homenagem.

A empresa, que está completando 60 anos, surgiu em Uberlândia. “A Algar Telecom persistiu para ligar o Triângulo Mineiro ao resto do País. A empresa enfrentou falta de recursos, burocracia e até mesmo o regime militar, que quis estatizar a companhia”, afirmou o deputado Luiz Humberto Carneiro. “Não é o fato de ter resistido às adversidades que faz a Algar ser uma empresa de destaque, mas sim sua essência empreendedora e o poder transformador do seu trabalho”, completou.

O presidente executivo da Algar Telecom, Luiz Alexandre Garcia, destacou que a empresa quis expandir as telecomunicações em Uberlândia num momento em que a Companha Telefônica Brasileira (CTB) não tinha interesse em investir no interior do Estado. Ele também frisou que a inovação sempre foi um desafio que a empresa levou a sério. “Poucas pessoas sabem, mas foi a Algar que pela primeira vez utilizou o sistema de telefonia celular pré-pago no Brasil. Fizemos uma pesquisa em Portugal e implantamos no Rio de Janeiro. Hoje a maior parte dos celulares brasileiros são pré-pagos”, relembrou.

O presidente da Algar Telecom, Divino Sebastião de Souza, se disse honrado com a homenagem e ressaltou que a empresa trabalha com a premissa de "gente servindo gente". "Não adianta nada termos tecnologia de ponta se ela não estiver a serviço das pessoas. É preciso se colocar no lugar dos clientes", afirmou. Ele também comentou a resistência da companhia ao processo de estatização pelo qual passaram as empresas brasileiras. "Sobrevivemos tratando bem os nossos clientes e assim garantimos a perenidade dos nossos negócios", cotinuou. 

O 1º vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), pontuou qualidades da companhia homenageada, como a valorização do ser humano, a integridade e a transparência. Ele também ressaltou que o trabalho da organização é reconhecido por diversos prêmios, dentre eles o do Guia Exame de Sustentabilidade 2013, que elegeu a Algar Telecom a empresa mais sustentável do setor de telecomunicações. "Atualmente promove o desenvolvimento econômico e social em vários Estados, com cerca de 25 mil colaboradores", disse. 

Empresa - A Algar Telecom, que pertence ao Grupo Algar, de Uberlândia, oferece os serviços de telefonia fixa, celular, internet, comunicação de dados, TV por assinatura, ligações de longa distância (nacional e internacional), data center, cloud computing, gerenciamento de redes e segurança e videoconferência. A organização está presente nas principais regiões do Brasil, atendendo mais de 2 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.