Comissão de Educação estará Uberlândia na terça (20) para fazer uma visita técnica à Apae - Arquivo/ALMG

Comissão vai verificar situação da Apae em Uberlândia

Iniciativa da Comissão de Educação inclui visita técnica e debate público para discutir o funcionamento da instituição.

12/05/2014 - 14:44 - Atualizado em 13/05/2014 - 11:01

Identificar as condições de funcionamento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do interior do Estado. Com essa finalidade, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Uberlândia (Triângulo Mineiro) nesta terça-feira (20/5/14) para realização de visita técnica na instituição, seguida de audiência pública. A iniciativa atende a requerimento do deputado Duarte Bechir (PSD).

Às 10 horas será realizada a visita técnica à Apae (Rua João de Barro, 396, Cidade Jardim), onde os parlamentares irão traçar um diagnóstico estrutural e funcional da instituição. Na sequência, a comissão realiza, às 14 horas, audiência pública na Câmara Municipal de Uberlândia (Avenida João Naves de Ávila, 1.617, bairro Santa Mônica) para discutir os dados levantados durante a visita.

“Nosso objetivo é conhecer a realidade da Apae, que promove relevante trabalho de inclusão. Iremos ouvir dirigentes, profissionais, pais e, na medida do possível, também os assistidos, para verificar as condições de funcionamento, as parcerias, o financiamento das ações e o que precisa ser feito para assegurar o funcionamento integral das Apaes e garantir a continuidade de seus serviços”, explica o autor do requerimento.

Convidados - Foram chamados para participar do debate o prefeito municipal de Uberlândia, Gilmar Machado; o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Márcio Teixeira Nobre; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Prates Octaviani Bernis; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia, Denise Portes; o consultor técnico da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Jarbas Feldner; a conselheira da Regional Triângulo Mineiro I da Federação das Apaes de Minas Gerais, Ilka Fiori dos Santos; a diretora-geral da Apae de Uberlândia, Mirelle Vilela de Freitas Guimarães; a representante dos pais dos alunos da Apae de Uberlândia, Maria das Graças de Castro; e a representante dos alunos da Apae de Uberlândia, Gabriela Rossi Bernardes