O parlamentar foi o primeiro agraciado com a homenagem, criada no ano passado

Presidente da ALMG recebe título de Personalidade Política

Homenagem na Câmara Municipal destacou gestão de Dinis Pinheiro à frente do Legislativo Estadual

07/05/2014 - 23:56

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (7/5/14), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PP), recebeu da Câmara Municipal de Belo Horizonte o título de Personalidade Política 2013. O parlamentar foi o primeiro agraciado com a homenagem, criada no ano passado e que será concedida anualmente àqueles que se destacarem por sua atuação.

Além da trajetória política do deputado, autoridades presentes destacaram as realizações do Poder Legislativo em sua gestão. O governador Alberto Pinto Coelho (PP) frisou que a cadeira de presidente do Legislativo tem representação institucional e que o deputado nesta condição tem sua responsabilidade ampliada. Nesse sentido, destacou que Dinis Pinheiro dá o norte à Casa por meio da construção do diálogo e frisou que a ALMG é reconhecida por sua qualidade e protagonismo.

O presidente da Câmara, vereador Léo Burguês (PTdoB), também ressaltou que Dinis Pinheiro imprime ao Legislativo Estadual uma atuação propositiva  por ter uma visão privilegiada dos anseios e demandas sociais. O vereador destacou, entre outros, que o presidente da ALMG foi autor de projetos que deram origem a leis importantes, como a que instituiu a bolsa-reciclagem aos catadores de materiais recicláveis, que considerou como de importante impacto social e ambiental, e a que criou o ICMS Solidário, beneficiando vários municípios mineiros.

Destacou, ainda, a criação, por iniciativa do deputado, do Dia do Barroco Mineiro, em 2013, e a inauguração, também no ano passado, do Memorial do Legislativo, citando especialmente a exposição que retrata o Golpe de 64 e a resistência à ditadura e a luta pela redemocratização do País. “A revisão do pacto federativo é outra grande causa de Dinis Pinheiro e que tem impacto nacional”, frisou o presidente da Câmara.

Já o vereador Professor Wendel (PSB), autor do requerimento da homenagem, disse que, com Dinis Pinheiro à frente da ALMG, foram implementadas mudanças importantes para legitimar um Parlamento mais justo e ético, a exemplo do fim do pagamento dos chamados 14º e 15º salários aos parlamentares e o fim do voto secreto na Casa.

O vereador lembrou, ainda, que causas defendidas pelo deputado ultrapassaram as fronteiras de Minas para ganhar destaque nacional. Entre elas a campanha “Assine + Saúde”, cobrando mais recursos da União para a saúde pública por meio de um projeto de lei federal de iniciativa popular, e o movimento pela renegociação da dívida dos estados com a União.
Além de receber o título das mãos do vereador Professor Wendel (PSB), o presidente da ALMG recebeu diploma de Honra ao Mérito, entregue pelo vereador Henrique Braga (PSDB).

Ao agradecer o título, o deputado disse que considerava a homenagem como tendo sido feita à ALMG e aos mineiros. “Estou na função mais desafiadora da minha vida, a de imprimir à Assembleia de Minas um ritmo cada vez mais propositivo e transparente”, frisou. Para Dinis Pinheiro, o Brasil vive um momento de inquietação e tem que perseguir a justiça social para propiciar futuro e cidadania sobretudo aos jovens. “Apesar de tantos avanços, muitos não alcançaram ainda a cidadania”, alertou.

Também compuseram a mesa da solenidade, entre outros, o vice-presidente e o ouvidor da Câmara, vereadores Wellington Magalhães (PTN) e Joel Moreira (PTC), respectivamente; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; o procurador de Justiça do Estado, Jarbas Soares; o conselheiro do Tribunal de Contas de Minas, José Alves Viana; a defensora pública do Estado, Andréa Abritta Garzon; o ex-ministro e presidente do Instituto JK, Aníbal Teixeira; e o deputado federal Diego Andrade (PSD).

Participaram da homenagem diversos deputados estaduais, secretários municipais e de Estado, prefeitos, empresários, representantes da imprensa mineira, amigos e familiares do deputado.