Policiais civis de Juiz de Fora recebem homenagem
Eles participaram de operações que culminaram na apreensão de mais de 600 quilos de drogas.
06/05/2014 - 12:27 - Atualizado em 06/05/2014 - 14:12Policiais da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora (Zona da Mata) foram homenageados nesta terça-feira (6/5/14) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por participarem de duas operações que culminaram na apreensão de mais de 600 quilos de drogas e na prisão de um traficante.
O autor do requerimento para a homenagem, deputado Sargento Rodrigues (PDT), enfatizou a importância do reconhecimento do trabalho dos policiais. Ele disse que cada quilo de droga retirado das ruas traz um impacto positivo para as famílias mineiras. Ao enaltecer o trabalho desenvolvido pelas forças estaduais, ele criticou a Polícia Federal no que diz respeito à sua competência de cuidar das fronteiras e não permitir que a droga chegue aos Estados.
O deputado João Leite (PSDB) também disse que o Governo Federal falha com relação à questão das fronteiras e que há um descaso com a questão da segurança. Já o deputado Cabo Júlio (PMDB) defendeu o trabalho da polícia e disse que ela é o único órgão do Estado que trabalha 24 horas por dia e todos os dias do ano. “Precisamos aprender a condecorar os policias enquanto vivos”, disse.
O chefe do 4° Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, José Walter da Mota Matos, disse que os policiais da 1ª Delegacia Regional têm se esforçado e desenvolvido um trabalho muio sério e correto. Dessa forma, na sua avaliação, ter o reconhecimento da Assembleia é muito importante. “Hoje esses policiais saem com mais disposição. Queria agradecer e renovar nosso compromisso para melhorar a segurança pública da Zona da Mata”, afirmou.
A delegada regional Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira disse que a homenagem enobrece a alma, mas aumenta o compromisso e a responsabilidade do trabalho a ser desenvolvido. Ela também lembrou que os policiais arriscam suas vidas, enfrentam contratempos e críticas, mas têm também alegrias ao ver que seu trabalho rende bons frutos.
Além da delegada regional, também foram homenageados o inspetor regional Marco Aurélio Braz Esteves; a titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Drogas, Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira; os investigadores de polícia Leonardo Soares Siqueira, Marcelo Mattola de Resende, Alexandre Soares, Marco Aurélio Santiago, Paulo Rogério da Silva e Guilherme Augusto do Valle; além do escrivão de polícia Rafael Ramos dos Santos.
A operação - Uma das operações, realizadas em janeiro deste ano, apreendeu 430 quilos de maconha em tabletes e cocaína em pasta base, estimados entre R$ 700 mil e R$ 1 milhão. Também foram apreendidos uma moto e dois carros, além de uma escopeta calibre 12 e mais de 40 munições de armas. O material foi encontrado em um carro dentro de um estacionamento no bairro Linhares, em Juiz de Fora. A polícia chegou ao local após denúncia anônima e investigações. O dono da droga não foi encontrado. Na outra operação, foi apreendido e preso o traficante com mais de 240 quilos de maconha, no mesmo município.
Requerimento – Foi aprovado requerimento do deputado Sargento Rodrigues para realização de audiência pública com a finalidade de se discutir o cumprimento de penas com a utilização de tornozeleiras, bem como sua eficácia, formas de aperfeiçoamento e atuais falhas, considerando as últimas ocorrências de fugas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, seja por ruptura de aparelhos ou demora de comunicação à Polícia Militar.