Colégio Tiradentes recebe homenagem por seus 50 anos

Qualidade do ensino é destacada durante reunião que aconteceu em Montes Claros, nesta terça (29).

30/04/2014 - 00:46

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou na noite desta terça-feira (29/4/14) o Colégio Tiradentes, de Montes Claros (Norte), pelos seus 50 anos. A reunião atendeu a requerimento do deputado Carlos Pimenta (PDT). A instituição oferece educação e formação aos policiais militares e seu filhos, podendo também acolher outros alunos, conforme critérios da Polícia Militar. A reunião aconteceu no auditório do colégio e contou com a presença de autoridades, policiais e alunos.

O deputado Carlos Pimenta, falou da sua alegria em homenagear o colégio, que, segundo ele, muito orgulha o município de Montes Claros e o Estado de Minas Gerais pelo trabalho de ensino que realiza. Para o parlamentar, a instituição faz jus à memória do patrono que dá nome à instituição, o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes. Pimenta lembrou do alistamento de Tiradentes no Regimento da Cavalaria de Minas e de sua carreira militar, que o levou a ser responsável pelas fronteiras entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. As viagens entre os dois Estados seriam decisivas para o movimento da Inconfidência Mineira.

Fazendo uma retrospectiva da história da instituição, o deputado disse que o Colégio Tiradentes foi inaugurado em Montes Claros em 1964, como anexo do Colégio de mesmo nome em Belo Horizonte, que havia surgido cerca de uma década mais cedo, mas tornou-se autônomo pela Lei 6.260, de 1973. Para Carlos Pimenta, o Colégio Tiradentes se destaca pelo ensino de qualidade e pela sua preocupação e dedicação com a formação integral e moral do estudante. “A escola enfatiza a importância da lealdade, da disciplina e da justiça, propagando os valores supremos de nossa Polícia Militar e honrando a heroica figura de Tiradentes”, concluiu o parlamentar.

Representando o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), o deputado Carlos Pimenta também disse que a reunião é importante, pois homenageia uma instituição que promove educação de qualidade. “Aqui se investe na juventude, nos valores morais, na vida”, disse.

O tenente-coronel Edvar de Souza Santos, chefe do Estado maior da 11ª Região da Polícia Militar, agradeceu a homenagem e a sensibilidade do Legislativo Estadual em observar e se comprometer com aquelas instituições que dão respostas sociais por meio de seu trabalho. Para ele, a homenagem é justa, pois o colégio não apenas compõe a história de Montes Claros, mas ajuda a construí-la. O tenente-coronel ainda explicou a importância da instituição dizendo que o colégio significa um dos braços da Polícia Militar, que é aquele que acolhe a família.

Em retribuição à homenagem recebida, representantes do Colégio Tiradentes entregaram um certificado e uma medalha aos deputados Carlos Pimenta e Dinis Pinheiro.