Austrália quer estreitar laços comerciais com Minas Gerais
Delegação do estado de Queensland se reuniu com deputados e revelou interesse nos setores de mineração e energia.
24/04/2014 - 14:59O estado australiano de Queensland tem interesse em ampliar sua presença em Minas Gerais, especialmente nos setores de produção de energia e mineração. A informação foi repassada a parlamentares mineiros pelo ministro de Recursos Naturais e Minas de Queensland, Andrew Cripps, em encontro nesta quinta-feira (24/4/14) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A delegação estrangeira foi recebida pelo 1º-secretário da ALMG, deputado Dilzon Melo (PTB); pelo vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Tiago Ulisses (PV); e pelos deputados Lafayette de Andrada (PSDB) e Wander Borges (PSB). O objetivo da visita foi discutir as oportunidades de cooperação técnica entre Queensland e Minas Gerais.
Cripps lembrou que Queensland abriga o maior projeto de mineração em execução no mundo, avaliado em US$ 9 bilhões, sob a responsabilidade da empresa Anglo American. Ele afirmou, no entanto, que seu país reconhece a liderança mundial brasileira na produção de biocombustíveis, que interessam às empresas australianas. Ainda hoje, segundo ele, as mineradoras na Austrália utilizam basicamente o carvão para a produção de energia. “Nossa grande preocupação é com o preço da energia. Estamos esperançosos de que seja bem-sucedida essa parceria”, afirmou.
Nesta sexta-feira (25), os representantes de Queensland vão ter um encontro com representantes do Governo do Estado para renovar um acordo de cooperação com Minas Gerais estabelecido em 2008.
Cooperação entre Brasil e Austrália
O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), não pôde participar da reunião, mas enviou uma mensagem na qual expressa seu empenho na intensificação da relação entre Minas Gerais e Queensland. Ele lembrou as afinidades entre as duas unidades federativas, que, além da atividade minerária, incluem a vocação para o agronegócio e o turismo. “É nosso desejo que tal ambiente de cooperação não apenas perdure, mas se intensifique, trazendo benefícios para os dois Estados, em especial no que diz respeito às atividades mineratórias e ao meio ambiente”, disse.
O deputado Tiago Ulisses reforçou a importância de Minas no setor minerário nacional e a sua confiança na atração de empresas australianas para o Estado. O deputado Dilzon Melo também ressaltou a troca de experiências entre Brasil e Austrália para encontrar soluções voltadas principalmente para os cidadãos de mais baixa renda.
Presenças - Também estiveram presentes na reunião o diretor-geral e a diretora do Departamento de Recursos Naturais e Minas de Queensland, Brett Heyward e Samantha Laurie, respectivamente; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios de Queensland, Renato Ciminelli. Participaram ainda o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o presidente regional da Câmara Oficial de Comércio Brasil- Austrália, Ezequiel de Melo Campos Netto; o superintendente de Mineração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto da Silva Santos; e o diretor de Mineração e Novos Negócios da Codemig, Marcelo Arruda Nassif.