Memória & Poder entrevista o artista plástico Márcio Sampaio

Programa da TV Assembleia vai ao ar neste sábado (26), às 20 horas.

23/04/2014 - 17:55

O programa Memória & Poder, da TV Assembleia, apresenta nesta semana a entrevista do artista plástico Márcio Sampaio. Mineiro de Santa Maria de Itabira (Região Central do Estado), o pintor, crítico e poeta é conhecido por resgatar o movimento artístico da antropofagia, inaugurado pelo escritor Oswald de Andrade na década de 1920. Márcio é destaque também pelos trabalhos com poesia concreta. O programa vai ao ar neste sábado (26/4/14), às 20 horas.

Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O pintor começou nas artes plásticas muito cedo, aos 12 anos de idade. Na época, mudou-se para Itabira. Lá, desenvolveu os primeiros trabalhos e ainda teve as lições iniciais de pintura. Com a vinda para Belo Horizonte no fim dos anos de 1950, Márcio passou a frequentar o circuito artístico da Capital, cultivando amizades com os principais nomes da arte na cidade.

Ainda no ensino médio, Márcio ajudou a fundar, com colegas que também se interessavam por literatura e arte, a revista de vanguarda Ptyx. O grupo lançou dois cadernos que marcaram presença no movimento literário de Minas Gerais. Faziam parte do revista: João Paulo Gonçalves da Costa, Maria do Carmo Vivacqua Martins, Myriam de Abreu Machado, Misabel de Abreu Machado, Dirceu Xavier e Paulo Alvarenga Junqueira.

Durante os anos de 1960, Márcio participou ainda do Movimento de Poesia Concreta e Poema Processo. Nesse mesmo período, Sampaio foi convidado por Murilo Rubião para integrar a equipe de ilustradores e críticos que participaram da criação do Suplemento Literário do Diário Oficial de Minas Gerais. A publicação hoje tem quase 50 anos e é referência na crítica de arte no Estado.

Uma das séries mais conhecidas de Márcio Sampaio é a Galeria Antropofágica, iniciada em 1971. As obras recriam, com humor e ironia, o trabalho de vários artistas nacionais. Entre eles, Tarsila do Amaral, Milton Dacosta e Amilcar de Castro .

Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (27), às 15h30; na segunda-feira (28), à meia-noite; na terça-feira (29), às 21 horas; e, na quarta-feira (30), ao meio-dia. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.