Geração debate os 50 anos do golpe militar
Programa da TV Assembleia vai ao ar neste sábado (19), às 19 horas.
15/04/2014 - 13:41Os 50 anos do golpe militar de 1964 é o tema desta semana do programa Geração, da TV Assembleia. O programa inédito, que vai ao ar neste sábado (19/4/14), às 19 horas, usa canções populares para falar da história do Brasil. Para isto, o mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também produtor do produtor do projeto "Decantando a República" da Rádio da UFMG, Bruno Viveiros, analisa a obra de alguns compositores dos anos 60 e 70, como Chico Buarque, que conseguiram driblar os órgãos de censura usando frases com duplo sentido e metáforas.
Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Músicas como Cálice refletem, segundo Bruno Viveiros, o espírito de resistência dos jovens da época. "E isso deve servir de exemplo para os jovens de hoje", aconselha. Questionado pela apresentadora Fernanda Moura se a música de hoje espelha a nossa realidade, Bruno Viveiros afirmou que, "se na década de 70 a gente tinha o Chico Buarque, hoje a gente tem o Mano Brown".
Também participa do programa o militante do Levante Popular da Juventude e estudante do curso de Ciências do Estado, Caio Clímaco, que fala do jovem de hoje e da importância da mobilização social em torno de questões como o passe livre e o direito à moradia. Também participam do programa os estudantes da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH.
Reprises - O Geração tem reprises no domingo (20), às 12h30 e na segunda (21), às 13 horas.