Policiais do Noroeste de Minas recebem homenagem
Operação conjunta das Polícias Civil e Militar culminou na prisão de quadrilha de roubo a bancos.
08/04/2014 - 14:47Os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenagearam nesta terça-feira (8/4/14) policiais civis e militares que participaram de operação em Riachinho (Noroeste de Minas) que culminou na apreensão de armamento de grosso calibre, dois veículos, R$ 378 mil em dinheiro e na prisão de seis membros uma quadrilha que atuava em roubo a bancos na região.
Requerida pelo vice-presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), a entrega dos votos de congratulações foi feita a 16 membros das Polícias Civil e Militar, que representaram os 227 homens envolvidos na operação. Respondendo pelo comando da Polícia Militar, foi agraciado o tenente-coronel Roberto de Assis Martins Júnior, comandante do 28º BPM, sediado em Unaí (também na região Noroeste). Em nome do comando da Polícia Civil, o diploma foi entregue ao delegado de Riachinho, Marcos Tadeu de Brito Brandão.
“Eu atribuo esse sucesso ao trabalho integrado das duas corporações e à qualidade dos talentos humanos que compõem as forças policiais do Noroeste do Estado. São policiais que amam a farda e, nesta operação específica, chegaram a ficar 40 horas empenhados em dar uma resposta positiva à população, tudo dentro do mais estrito respeito à lei e aos direitos humanos. Essa postura tem feito da força policial de nossa região um exemplo de sucesso. Prova disso é redução nos índices de homicídios e de roubos, que caíram respectivamente 66% e 18%”, avaliou o tenente-coronel Roberto de Assis.
O delegado Marcos Tadeu também lembrou que o trabalho integrado tem ampliado a segurança na região e a confiabilidade nas forças policiais. “O melhor discurso é o exemplo, e é isto o que temos feito na região, sedimentando um trabalho conjunto, com integração, companheirismo, trabalho de inteligência compartilhada. Pouco depois da ação em Riachinho, apreendemos em Goiás uma carga de agrotóxicos que havia sido roubada em Unaí, no valor de R$ 500 mil. Trabalhando cooperativamente, todos mostraram que têm muito empenho e vontade, por isso eu me orgulho muito de cada um desses homens”, concluiu o delegado.
O agente da Polícia Civil Rogério da Silva também destacou a importância do reconhecimento ao trabalho dos policiais. “Estou muito orgulhoso desse trabalho conjunto. Saímos de Riachinho sob aplausos e sem nenhum policial ferido; foi realmente um sucesso”, afirmou.
Deputados criticam sucateamento das forças federais
O deputado Sargento Rodrigues disse que a homenagem também tem como propósito mostrar as dificuldades das ações policiais, que envolvem riscos, troca de tiros e necessidade de decisões muito rápidas. Por outro lado, ele lamentou a situação do policiamento das fronteiras. “A Polícia Rodoviária Federal está sucateada, sem contingente suficiente para controlar a malha federal. Além disso, drogas e armamentos pesados ultrapassam as fronteiras e sobrecarregam as polícias estaduais. Há anos existe uma omissão criminosa do Governo Federal”, criticou.
Os deputados João Leite e Lafayette de Andrada, ambos do PSDB, também questionaram as ações realizadas em fronteiras e divisas. “As forças policiais dos Estados estão sendo obrigadas a fazer o trabalho da Polícia Federal”, afirmou o deputado João Leite.
Eles também enalteceram a atuação das Polícias Civil e Militar no Noroeste de Minas. “Tenho um profundo respeito pelos policiais mineiros por conhecer de perto a arriscada realidade em que vivem e também por saber, desde que estava na Secretaria de Defesa Social, do valor desses homens, que sempre foram considerados referência em todo o País”, elogiou o deputado Lafayette de Andrada.
Comissão aprova realização de audiências
Ao final da reunião, foram aprovados requerimentos de audiências públicas, na Capital e no interior do Estado. Também foi acatada solicitação de um debate público em defesa da redução da maioridade penal, a ser realizado no início de maio. O debate atende a requerimento dos deputados Sargento Rodrigues, Duarte Bechir (PSD) e Célio Moreira (PSDB).
A requerimento do deputado Sargento Rodrigues, serão realizadas duas audiências para debater o aumento da criminalidade no interior do Estado, uma em Paracatu (Noroeste) e outra em Sacramento (Alto Paranaíba).
Atendendo a solicitação do presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), outra reunião com convidados, em Poços de Caldas (Sul de Minas), será realizada conjuntamente pelas Comissões de Segurança Pública, de Saúde e de Combate ao uso de Crack e outras Drogas. O tema será o aumento da violência na região e sua correlação com o tráfico de drogas.
Em Belo Horizonte, a reunião aprovada atende a solicitação do deputado João Leite e vai colocar em discussão a questão da violência nos bairros Jaraguá e Dona Clara, assim como a instalação de uma Área Integrada de Segurança Pública naquela região da Capital.