O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque este é mais comum em meninos

ALMG instala iluminação para lembrar Dia Mundial do Autismo

Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira recebe iluminação azul nesta quarta-feira (2).

31/03/2014 - 16:37 - Atualizado em 02/04/2014 - 18:54

O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), recebe iluminação azul nesta quarta-feira (2/4/14), em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A iluminação foi instalada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, área ao lado do Hall das Bandeiras. A ação iniciou na quarta (2), às 18 horas, e termina às 6 horas de quinta (3).

O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque este é mais comum em meninos. Essa ação, criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa a chamar atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno. Desde então, no dia 2 de abril, diversos espaços pelo mundo se iluminam de azul.

Segundo dados da ONU, o autismo atinge mais de 2 milhões de brasileiros e cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A síndrome afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento.

“A Assembleia é uma instituição pública, aberta e comprometida com os interesses da sociedade e, como tal, não pode se omitir em situações e momentos que procuram valorizar a cidadania e respeitar os direitos das minorias, dos diferentes. É por essa razão que nos associamos à mobilização para chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos autistas e suas famílias e para que seus direitos sejam respeitados”, destacou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).