Memória e Poder apresenta série sobre o golpe militar de 64
O primeiro programa do especial da TV Assembleia vai ao ar neste sábado (29), às 20 horas.
27/03/2014 - 14:48O Memória e Poder desta semana é dedicado aos 50 anos do golpe militar de 1964. Para lembrar a data, será reapresentado o especial produzido pela TV Assembleia em 2004. São 37 depoimentos de políticos, religiosos, escritores, artistas plásticos, profissionais do teatro e jornalistas.
Em quatro programas, o telespectador vai conhecer os eventos que antecederam a tomada do poder pelos militares, a radicalização do regime e a resistência cultural à censura imposta, que se tornou ostensiva depois do Ato Institucional número 5 (AI-5).
Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Na primeira parte, que vai ao ar neste sábado (29/3), às 20 horas, os relatos explicam que o golpe militar tem raízes no ano de 1961, quando Jânio Quadros chega à presidência da República e renuncia após poucos meses. O gesto abre uma crise sem precedentes, em que fica evidente a fragilidade da democracia brasileira.
No segundo episódio da série, os depoimentos apresentam os fatos que cercaram o dia da tomada do poder, como o comício do dia 13 de março na Central do Brasil, as articulações político-militares e as primeiras medidas dos golpistas.
Na terceira parte, a radicalização do governo militar, com o AI-5. A cassação dos direitos civis e políticos, o fim da estabilidade dos trabalhadores brasileiros por meio da instituição do FGTS, a desarticulação do movimento sindical e a resistência armada dos grupos mais radicais de oposição ao regime são alguns dos temas.
No último programa, é o momento de se conhecer as estratégias de sobrevivência e resistência dos meios culturais à censura. Os artistas contam as experiências nos anos de chumbo da ditadura militar.
Confira os dias e os horários de apresentação do especial da TV Assembleia:
- 1ª parte: A preparação – sábado (29/3), às 20 horas;
- 2ª parte: O Golpe – domingo (30/3), às 15h30;
- 3ª parte: A Radicalização – segunda-feira (31/3), à meia-noite;
- 4ª parte: A Resistência Cultural – terça-feira (1º/4), às 21 horas.
A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.