O autor do requerimento da audiência pública é o deputado Celinho do Sinttrocel

Saúde de mineradores será discutida em audiência

Comissão vai avaliar relatório com análise sobre condições de saúde de trabalhadores da mineração.

26/03/2014 - 18:11

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta quarta-feira (26/3/14), requerimento para realização de audiência pública para debater relatório produzido pela Fundacentro, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), sobre o setor mineral. O autor do requerimento é o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

O relatório técnico "Identificação, mensuração e análise dos acidentes, doenças e mortes no setor mineral", fruto de um termo aditivo ao Programa de Cooperação Científica, apresenta um diagnóstico dos agravos à saúde do setor mineral e propõe um projeto inicial para monitoramento permanente da saúde dos trabalhadores.

De acordo com o parlamentar, o setor mineral é um dos sustentáculos do desenvolvimento nacional. Ele disse ainda que essa área de trabalho é insalubre por natureza. “A mineração, ao longo dos séculos, mereceu atenção especial por parte daqueles segmentos comprometidos com a segurança e a saúde dos trabalhadores”, ressalta.

Presidente Bernardes – Foi aprovado ainda requerimento do deputado Wander Borges (PSB), para a realização de audiência pública para discutir o descumprimento de medida judicial acerca de reintegração de servidores da prefeitura de Presidente Bernardes (Zona da Mata).

Consulte o resultado da reunião.