Deputados vão debater aumento da criminalidade no Sul de MG
Comissão de Combate ao Crack também aprova audiência sobre políticas de prevenção de drogas e tratamento para usuários.
26/03/2014 - 13:45A Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na reunião desta quarta-feira (26/4/14), a realização de uma audiência pública em Poços de Caldas sobre o aumento dos índices de criminalidade no Sul de Minas. Requerida pelo deputado Carlos Mosconi (PSDB), a atividade será conjunta com a Comissão de Saúde, presidida pelo próprio Mosconi. A reunião debaterá também a relação direta entre o consumo de drogas e os crimes violentos ocorridos na região.
Também foi aprovado requerimento do deputado Tiago Ulisses (PV) de audiência pública, ainda no Sul de Minas, sobre o enfrentamento ao uso de crack e outras drogas. A reunião deve ser realizada em São Lourenço, que, segundo o parlamentar, também sente a influência do consumo de entorpecentes no aumento da criminalidade.
Ainda na manhã desta quarta (26), a comissão aprovou atividade similar em Belo Horizonte, atendendo a requerimento de seu presidente, deputado Vanderlei Miranda (PMDB). O parlamentar quer debater as políticas públicas de prevenção e combate às drogras e de tratamento para os usuários de entorpecentes. De acordo com o requerimento de Vanderlei Miranda, a reunião deve contar com a presença de entidades do setor e representantes do Governo do Estado.
Itamarandiba - Como encaminhamento das audiências públicas que a comissão tem realizado no interior do Estado, os deputados também aprovaram requerimentos endereçados às Secretarias de Estado de Saúde e de Defesa Social para que sejam implementadas ações referentes ao município de Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha).
Entre as solicitações, constam pedido de implantação do Programa Aliança Pela Vida e de um Centro Socioeducativo para internação de adolescentes que pratiquem ato infracional, bem como para que sejam implementadas medidas socioeducativas em meio aberto naquela região.
Marcha contra o Crack 2014 - Ao final da reunião, o deputado Vanderlei Miranda lembrou a todos que, neste ano, a Marcha contra o Crack e Outras Drogas da ALMG será antecipada para o dia 25 de maio.
Aproveitando a presença de estudantes e professoras da Escola Municipal Padre Guilherme Peters na galeria do Plenarinho I, o presidente da comissão convidou todos para marcha, cujo slogan é Pela Paz nas Escolas e em Defesa da Vida. O parlamentar destacou a importância da participação dos estudantes, recordando a presença massiva das escolas nas duas marchas já realizadas (em 2012 e 2013).