Cinco deputados foram condecorados durante a solenidade, que abre a semana de valorização dos recursos hídricos

Parlamentares recebem comenda ambiental

Condecoração aconteceu na abertura da Semana Estadual da Água, em São Lourenço

23/03/2014 - 16:47

Cinco deputados estaduais foram condecorados, neste domingo (23/3/14), com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, município localizado no Sul de Minas, durante a abertura oficial da Semana da Água em Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na Praça João Lage, diante do Parque das Águas da cidade, uma das atrações turísticas mais importantes da região. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PP), participou da solenidade ao lado do governador Antonio Augusto Anastasia e do vice-governador Alberto Pinto Coelho, que foi o orador oficial.

Receberam a Comenda a deputada Liza Prado (PROS) e os deputados Dilzon Melo (PTB), Gustavo Corrêa (DEM), Gustavo Perrella (SDD) e Cássio Soares (PSD), sendo que este último está afastado do Parlamento para comandar a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. Também participaram da cerimônia os parlamentares Luiz Henrique (PSDB), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Tiago Ulisses (PV).

O governador Antonio Anastasia destacou, em seu discurso, a importância do debate ambiental e da valorização das águas diante da seca que a Região Sudeste vive este ano, evidenciada pelos problemas de abastecimento vividos pela maior cidade do Brasil, São Paulo. O vice-governador Alberto Pinto Coelho se mostrou animado com a perspectiva de criação de um Centro Internacional das Águas em São Lourenço, até 2018, quando o Brasil sediará um fórum internacional sobre o tema. Ele acrescentou que as comemorações desta semana se estendem a Belo Horizonte, onde será realizado o seminário “Ciência e Inovação na Gestão das Águas”, promovido pelo HidroEX (fundação estadual vinculada à Unesco para pesquisa e capacitação no uso da água), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), UFMG e Fiemg.

Durante a solenidade, foram assinados dois protocolos de intenções. Um deles, pela prefeitura e pela Câmara Municipal, para a criação do Instituto Histórico e Geográfico de São Lourenço. O segundo, assinado pela prefeitura e pela empresa Nestlé Waters, para realização de estudos para tombamento do Parque das Águas de São Lourenço. Também houve o descerramento da placa de inauguração de um relógio solar instalado na praça, que abrigará uma "cápsula do tempo" com textos e documentos relacionados à criação do Instituto Histórico e ao tombamento do Parque.

Ainda no evento, foi aceso o Fogo Simbólico da Liberdade pela Polícia Militar e pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira. Os cavaleiros estão percorrendo a Estrada Real e chegarão a Ouro Preto em 21 de abril, para acender a Pira da Liberdade durante as comemorações da Inconfidência.