Circuitos turísticos de Minas serão tema de debate na ALMG
A Comissão de Turismo vai discutir o assunto na terça-feira (25), às 14h30.
21/03/2014 - 12:10Debater a situação dos circuitos turísticos de Minas Gerais, bem como a viabilidade de instalação de uma Frente Parlamentar em apoio a esses circuitos. Esse é o objetivo de uma audiência pública que será promovida pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na terça-feira (25), às 14h30, no Plenarinho IV.
O autor do requerimento é o deputado Rômulo Veneroso (PV). Segundo ele, a reunião atende a pedidos de gestores dos circuitos mineiros. “A atividade que exercem é de extrema importância”, avalia o parlamentar. Em sua opinião, promover a integração e a participação social das comunidades locais, gerando troca de experiências e conhecimentos para elaboração do planejamento turístico regional, é uma das características dos circuitos.
O deputado acredita também que o trabalho desenvolvido pelos circuitos é importante por diminuir as distâncias entres os municípios e o Estado; mobilizar a sociedade em termos de engajamento, educação, hospitalidade e compreensão da atividade turística; induzir a conscientização para preservação dos patrimônios históricos, culturais e ambientais; promover a integração econômica por meio de ações compartilhadas da iniciativa privada regional; assegurar reserva de mercado para mão de obra local; reunir e disponibilizar dados e informações sobre a região; e canalizar demandas por melhorias na infra-estrutura turística regional.
Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Nascimento de Lacerda; o prefeito de Tiradentes (Central) e presidente do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Ralph de Araújo Justino; o vice-prefeito de Brumadinho (Central) e presidente do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, Breno de Castro Alves Carone; o presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e do Circuito Turístico do Lago de Três Marias (Central), Daly Batista Coelho; e o vice-presidente da Fecitur e do Circuito Sertão Gerais, em Montes Claros (Norte), Carlos Pinto Corrêa Júnior.
Também receberam convite para participar da audiência pública a presidenta do Circuito Turístico Caminho Novo, em Juiz de Fora (Zona da Mata), Danielle Feyo Lopes; o gestor do Circuito Turístico Serra do Cabral, Eduardo Henrique de Oliveira; o representante dos trabalhadores na atividade turística, Adalton Gonçalves de Oliveira; e a analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Mônica Stela de Alencar Castro.