A deputada Liza Prado e o deputado Ivair Nogueira entregaram placa alusiva à homenagem ao jornalista Hélio Fraga

Jornalista Hélio Fraga recebe homenagem na ALMG

Reunião realizada nesta terça-feira (18) homenageou os 50 anos de carreira do jornalista.

18/03/2014 - 21:50 - Atualizado em 19/03/2014 - 11:17

Os 50 anos de profissão do jornalista Hélio Fraga foram lembrados em Reunião Especial de Plenário nesta terça-feira (18/3/14), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O dinamismo e a seriedade profissional do homenageado foram destacados pelos parlamentares presentes na solenidade.

O 1°-vice-presidente da ALMG, deputado Ivair Nogueira (PMDB), que solicitou a reunião, fez uma retrospectiva de toda a trajetória profissional do jornalista, que atuou nas redações de veículos como Estado de Minas, Hoje em Dia, TVs Itacolomy e Alterosa, nos semanários Binômio e Jornal de Domingo, na revista 3 Tempos, entre outros. “Hélio Fraga é símbolo de dinamismo e pioneirismo, que são traços marcantes de todo o seu trabalho”, afirmou.

O deputado ainda falou sobre o reconhecimento que Hélio Fraga tem na área da comunicação, uma vez que ele foi o primeiro jornalista mineiro a receber o troféu Bola de Ouro, no Rio de Janeiro, além de ser também recordista de prêmios na imprensa especializada em viagens, com 22 troféus internacionais. “Um dos ícones mais importantes do jornalismo mineiro, Hélio Fraga é premiado internacionalmente pela qualidade de seu trabalho, marcado pela competência, idealismo, compromisso social, seriedade e dignidade pessoal”, enfatizou o parlamentar.

A deputada Liza Prado (Pros), que na solenidade representou o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), destacou que tanto a atividade parlamentar quanto a jornalística confluem para a consolidação dos princípios e valores que determinam a responsabilidade social. "Hélio Fraga tem demonstrado a aguda consciência de tal responsabilidade, envolvendo-se em questões variadas e também com a valorização do Poder Legislativo”, afirmou.

De acordo com a deputada, apesar do envolvimento com vários assuntos de interesse da sociedade, Hélio Fraga se destacou principalmente nas áreas do esporte e do turismo. A cobertura jornalistica de três Copas do Mundo (em 1966, 1970 e 1974) e a criação do caderno de Turismo do jornal Hoje em Dia foram citadas como algumas de suas realizações nessas áreas. “Com seriedade e ética, ao longo de sua carreira, ensinou-nos que o jornalismo, quando usado com responsabilidade, pode dar enorme contribuição para o desenvolvimento econômico e para a construção de uma sociedade melhor para se viver”, acrescentou.

Primeiros passos - “Este é um momento especial e talvez seja um ultimato público de minha vida”, disse o jornalista Hélio Fraga, ao expressar sua felicidade pela homenagem recebida. Ele relembrou os primeiros passos que deu em sua carreira, bem como a importância daqueles que lhe abriram as portas para a profissão que ele sempre “amou e procurou honrar”.

O jornalista disse que aprendeu não apenas a buscar a verdade de forma incansável, para apresentar ao leitor a melhor matéria possível, mas também a entender as pessoas, a moldar seu caráter e assumir as responsabilidades pelos seus atos. “As páginas do jornal pertencem ao leitor e ao assinante. O que me moveu adiante foi a força de um ideal”, contou.

Carreira - Além de jornalista, Hélio Fraga é também escritor e já trabalhou por 16 anos na Cemig, onde percorreu todo o Estado ajudando nos programas de conscientização sobre racionalização do uso da energia. Também coordenou a área de comunicação da empresa, onde foi ainda assessor de imprensa e assistente da diretoria.