Cancelada audiência pública que discutiria entraves no SUS

Reunião da Comissão de Saúde tinha como objetivo de debater a Rede de Urgência e Emergência e o SUS Fácil.

18/03/2014 - 16:08

A audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia legislativa de Minas Gerais (ALMG) que iria debater a Rede de Urgência e Emergência e o SUS Fácil nesta quarta-feira (19/3/14), às 9h30, foi cancelada. O principal objetivo da reunião, requerida pelos deputados Doutor Wilson Batista (PSD) e Carlos Mosconi (PSDB), era discutir as constantes dificuldades verificadas para transferência de pacientes graves do Sistema Único de Saúde (SUS) rejeitados pelos hospitais de referência na capital e no interior do Estado.

De acordo com o deputado Carlos Mosconi, tem sido comum a não-aceitação desses pacientes por parte das instituições referenciados, que alegam falta de vagas. O deputado sugere um nível maior de comprometimento dos hospitais credenciados ou um estímulo para o aumento do número de vagas no Estado.

O deputado Doutor Wilson Batista informa que o SUS Fácil é uma ferramenta que tem por objetivo facilitar a transferência dos pacientes de uma cidade para outra, de uma instituição para outra, mas, na prática, isso não ocorre. Ele defende a criação de uma central reguladora que examinaria caso a caso e imporia um limite de no máximo 24 a 48 horas para garantir a transferência do paciente, conforme a gravidade dos casos.