Comissão aprecia propostas do Parlamento Jovem em 2013

Divididos em três subtemas, os pareceres às sugestões serão analisados pelos deputados nesta quinta-feira (20).

17/03/2014 - 10:50

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprecia, na reunião desta quinta-feira (20/3/14), às 14h30, no Auditório, as sugestões apresentadas pelos representantes do Parlamento Jovem no ano de 2013. No total, foram 15 propostas, construídas por estudantes de diversas cidades do Estado.

De acordo com a assessoria da comissão, deste total, foram definidas três Propostas de Ação Legislativa (PLE´s), que englobam, em cada um dos subtemas, cinco sugestões dos alunos. Os deputados, então, devem fazer a leitura e apreciação dos pareceres às propostas de iniciativa popular.

A PLE 1.868/13 trata do Uso e Conservação da Água; a PLE 1.869/13 se refere à Produção e Consumo; e a PLE 1.870/13 aborda a Gestão do Espaço Urbano e Rural. Para a reunião, foram convidados representantes dos parlamentos jovens de Belo Horizonte e interior.

Programa – Em 2013, o Parlamento Jovem esteve presente em 17 cidades, além da Capital mineira. O programa, que tem o objetivo de formar politicamente os estudantes dos ensinos médio e superior, percorreu o interior e propôs o debate sobre cidades sustentáveis. Após os debates, os estudantes elaboraram seu documento de propostas, que foram discutidas e votadas na etapa estadual, em Belo Horizonte.