Dom Serafim será homenageado no Plenário da Assembleia

Religioso é arcebispo emérito de Belo Horizonte e referência em todo o Brasil.

14/03/2014 - 14:50

Dom Serafim Fernandes de Araújo é cardeal e arcebispo emérito de Belo Horizonte. Entre 1998 e 2004 foi o arcebispo da Capital mineira e, portanto, ocupou o cargo mais importante da Igreja Católica em Minas Gerais. Por isso, na próxima quinta-feira (20/3/14), às 20 horas, ele será homenageado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Paulo Lamac (PT). A solenidade acontecerá no ano em que o religioso completa 90 anos de idade e 65 de ordenação.

Nascido em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, Dom Serafim celebrou sua primeira missa em 17 de setembro de 1951, em Itamarandiba, na mesma região. Fez mestrado em Teologia e Direito Canônico em Roma e participou de importantes decisões da Igreja Católia. Esteve presente, por exemplo, no II Concílio do Vaticano, entre 1962 e 1965. Ele já foi também capelão militar, professor, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), integrante do Conselho Federal de Educação e se tornou até conselheiro de um time de futebol, o Clube Atlético Mineiro.

O deputado Paulo Lamac ressalta que Dom Serafim é uma referência não apenas para a Igreja em Minas Gerais, mas para todo o Brasil. “E, para além da Igreja, é uma pessoa com profunda responsabilidade social, que promoveu o diálogo inter-religioso e ultrapassou as barreiras dos santuários para levar a igreja ao cotidiano da população”, disse.