Acessibilidade no Estado será tema de audiência
Reunião acontece na terça-feira (18), às 9h30, no Salão Nobre.
14/03/2014 - 15:54Os avanços da acessibilidade no Estado serão discutidos pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (18/3/14), às 9h30, no Salão Nobre. O requerimento para que o assunto seja discutido é da deputada Liza Prado (Pros).
A audiência reforça a preocupação da Assembleia com o assunto, na busca de tornar-se uma Casa cada vez mais acessível, adaptada e inclusiva ao cidadão que possui algum tipo de deficiência, na avaliação da deputada Liza Prado. O empenho e os avanços do Estado e de outros órgãos públicos na promoção dessa acessibilidade também serão abordados na audiência.
A autora do requerimento destaca que, apesar dos significativos avanços na acessibilidade para pessoas com deficiência no Estado, ainda há muito a ser conquistado nesse sentido. “É preciso garantir o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. É um absurdo, por exemplo, a inauguração do Move sem elevador e sem sinalização para esses usuários”, aponta. A parlamentar solicitou intervenção do Ministério Público para tomar as devidas providências em relação a essa falha.
Foram convidados para discutir o tema os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Bilac Pinto; e extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos, procuradora Maria Odete Souto Pereira; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kátia Ferraz; a coordenadora especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia de Oliveira; o coordenador da Defensoria Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Estevão Machado de Assis Carvalho; o superintendente interino da Sudecap, José Lauro Nogueira Terror; o secretário municipal extraordinário para Copa do Mundo, Camillo Fraga Reis; os secretários municipais adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Amaral Castro; e de Direitos de Cidadania, Sílvia Helena Rocha Rabelo; o vereador de Belo Horizonte Leonardo Mattos; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Gilmara Costa de Morais Castro; e a coordenadora municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Cristina Abreu Domingos Reis.