Memória e Poder entrevista o ex-ministro Murílio Hingel
Educador foi responsável pela pasta da educação nas esferas municipal, estadual e federal.
13/03/2014 - 18:46O programa Memória e Poder, da TV Assembleia, vai apresentar o relato biográfico do educador Murílio Hingel. Ex-ministro da Educação durante o governo Itamar Franco, Hingel também foi titular dessa pasta em outras esferas: como secretário de Estado de Minas Gerais e como secretário municipal de Juiz de Fora (Zona da Mata). O programa vai ao ar neste sábado (15/3/14), às 20 horas.
Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Nascido em Petrópolis (RJ), Murílio Hingel mudou-se, ainda na infância, para Juiz de Fora. Formou-se, em 1955, nos cursos de Geografia e História na Faculdade de Filosofia e Letras, instituição da qual se tornou diretor em 1964. Como dirigente, acompanhou, de perto, a incorporação da faculdade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Paralelamente às funções no magistério e na direção da faculdade, Murílio Hingel assumiu a secretaria de Educação de Juiz de Fora, quando Itamar Franco foi empossado prefeito em 1967. A gestão na secretaria continuou durante a administração de Agostinho Pestana.
A primeira experiência em Brasília foi em 1973. Lá, ele assumiu cargo técnico no Ministério da Educação e Cultura. Por três anos, Hingel foi coordenador nacional do Promunicípio. Essa experiência tornou mais fácil a tarefa de ser ministro da Educação. No Ministério, destacou-se pela construção dos Centros Integrados de Apoio à Criança (CIACs) em todo o País e também pelo apoio às universidades federais.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (16/3), às 15h30; na segunda-feira (17/3), à meia-noite; na terça-feira (18/3), às 21 horas; e, na quarta-feira (19/3), às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.