Com a emenda nº 1, data festiva será celebrada em 27 de junho, e não mais em 1º de junho

Dia do Quadrilheiro Junino será em 27 de junho

Projeto de Lei 1.536/11, que cria a data, vai agora à apreciação do Plenário em turno único.

11/03/2014 - 18:03

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização deu parecer favorável, em turno único, ao Projeto de Lei (PL) 1.536/11, que institui o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino. A aprovação foi com a emenda nº 1, apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposição, de autoria do deputado Paulo Lamac (PT), segue agora para o Plenário, também em turno único.

A proposição em análise tem por objetivo instituir o Dia do Quadrilheiro Junino, a ser comemorado anualmente em 1º de junho. A emenda nº 1 passa a comemoração proposta para o dia 27 de junho, para coincidir com a proposta da Lei Federal nº 12.930, de 2011, que institui o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.

O parecer, lido pela deputada Luzia Ferreira (PPS), destaca que, em Minas, existem vários grupos de quadrilha que mobilizam crianças, jovens e adultos na organização dessa festa, que já se tornou ponto de destaque no calendário de eventos de várias cidades. “Não há dúvida de que a valorização desse profissional que utiliza meio de expressão artística cantado, dançado ou falado transmitido por tradição popular nas festas juninas, colabora para a preservação da memória folclórica do povo mineiro”, afirmou a parlamentar.

De acordo com o PL 1.536/11, quadrilheiro junino é o profissional que utililiza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas.

Consulte o resultado da reunião.