Sinal da TV Assembleia poderá sofrer interferência solar

Fenômeno ocorre duas vezes por ano, devido ao alinhamento entre a antena da TV, o satélite de retransmissão e o sol.

06/03/2014 - 16:02

Como acontece todos os anos, entre os dias 18 de março e 6 de abril, o sinal da TV Assembleia poderá sofrer interferência solar e a emissora poderá sair do ar por alguns minutos em várias regiões do Estado. O fenômeno resulta do alinhamento, que ocorre nesta época do ano, entre a antena da TV, o satélite Brasilsat B4, que retransmite o sinal, e o sol.

Consulte aqui a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

No equinócio de outono (aproximadamente na segunda quinzena de março) e da primavera (aproximadamente na segunda quinzena de setembro), ocorre o alinhamento que provoca interferência solar no sinal da TV. Isso porque o sol irradia ondas eletromagnéticas em uma ampla faixa de frequências, incluindo as utilizadas por todas as emissoras de TV.

A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da TV a cabo, pelo canal 35 e 61 UHF e para todos os retransmissores fora de Belo Horizonte. A antena da estação da TV Assembleia está apontada para o satélite, que se movimenta numa órbita ao redor da Terra que, por sua vez, tem movimentos de rotação e translação ao redor do sol.