O espaço, inaugurado em novembro do ano passado, conta os 200 anos de história do Parlamento mineiro

Memorial da ALMG estará aberto a visitações no Carnaval

Visitantes poderão conhecer a história do Legislativo no sábado (1º/3) e no domingo (2/3), das 10 às 16 horas.

27/02/2014 - 17:55

Para quem quer fugir da agitação dos bloquinhos de rua durante o Carnaval em Belo Horizonte, um bom programa para o final de semana é visitar o Memorial da Assembleia de Minas, que estará aberto normalmente no sábado (1º/3/14) e domingo (2), das 10 às 16 horas. O espaço, inaugurado em novembro do ano passado, conta os 200 anos de história do Parlamento mineiro.

O Memorial da Assembleia de Minas nasceu da necessidade de se preservar essa rica história da instituição e assim compreender como determinadas ações e agentes, no contexto do desenvolvimento político de Minas Gerais, levaram ao amadurecimento de um organismo essencial à democracia.

O acervo disponível para a consulta de todos os interessados retrata não só as atividades da organização, como sua inserção no tempo e no espaço que ocupa na sociedade. O Memorial integra um conjunto de ações de resgate e disseminação da memória do Parlamento mineiro, adotadas em consonância com a diretriz estabelecida por seu Direcionamento Estratégico.

Na prática, a visita ao Memorial conta com um roteiro definido em que o visitante interage com os temas propostos, por meio de vídeos, objetos expostos, fotos, equipamentos multimídia, música, entre outros recursos. Um dos destaques é a possibilidade de tirar uma foto da visita, que será encaminhada ao e-mail do visitante e irá compor painel projetado em tempo real com uma montagem das fotos tiradas pelas pessoas, todas compondo a marca da Assembleia.

Memorial on-line - O Memorial também está presente na internet, por meio de uma página no Portal da Assembleia. Além de informações o funcionamento do espaço, a página oferece consulta aos acervos fotográfico e documental do Parlamento mineiro, às obras de arte e ao acervo da Coleção Memória.

Outro destaque é a possibilidade de consulta à documentação da Assembleia Provincial, por meio de convênio firmado com o Arquivo Público Mineiro, o que possibilitou a digitalização desses documentos. Também está disponível a consulta a documentos e notícias de jornais sobre a Assembleia Constituinte, instalada em 1988.

Visitas - Desde sua inauguração, o Memorial já recebeu a visita espontânea de 1.130 pessoas, sendo 975 da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 155 do interior ou de outros Estados e países. Desse total, 508 pessoas são do sexo feminino e 622, do masculino. Além de 821 adultos, 309 crianças ou adolescentes visitaram o espaço. Nesse cálculo não entram os números das visitações agendadas.