Ricardo Gontijo, presidente da Direcional Engenharia, recebeu a placa alusiva à homenagem do deputado Alencar da Silveira Jr.

Assembleia Legislativa homenageia a Direcional Engenharia

Empresa comemora, neste mês, 33 anos de empreendimentos em vários Estados.

27/02/2014 - 21:41 - Atualizado em 28/02/2014 - 11:34

“É mais do que justo o reconhecimento de uma empresa que soube crescer com responsabilidade e sustentabilidade ambiental”. Com essas considerações, o 3º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), abriu a homenagem aos 33 anos da construtora Direcional Engenharia. A solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (27/2/14), em Reunião Especial do Plenário, a pedido do parlamentar.

O deputado Alencar da Silveira Jr. falou sobre o setor, que emprega, hoje, mais de 3 milhões de pessoas e é responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ele destacou também a trajetória da Direcional Engenharia e de seu fundador e presidente, Ricardo Valadares Gontijo. “A Direcional é umas das empresas nacionais mais conceituadas do ramo. Foi eleita, em 2014, a terceira maior construtora do Brasil pelo ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção), importante instituto de construção civil do País”, salientou o deputado, que ressaltou ainda a visão de futuro e a coragem com que Gontijo sempre conduziu o empreendimento.

Ricardo Gontijo recebeu a placa alusiva à homenagem do deputado Alencar da Silveira Jr. Ele agradeceu a iniciativa da ALMG e lembrou os primeiros anos da empresa, fundada na década de 80, em pleno período de inflação e instabilidade econômica. “Os tempos eram difíceis, mas decidimos apostar no segmento de imóveis populares e, assim, ajudamos milhares de pessoas a realizarem o sonho de ter uma casa própria”.

Para Gontijo, o mercado brasileiro continua sendo uma boa aposta, uma vez que a construção civil permanece aquecida e que o Brasil apresenta ainda um grande déficit habitacional. O presidente da Direcional desejou ter 20 anos a menos, pois, segundo ele, sua vontade era seguir contribuindo “para um País melhor”.

Também participaram da solenidade Ana Lúcia Gontijo, esposa do fundador da Direcional Engenharia, e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês, que parabenizou a empresa pelo trabalho e pela implementação de projetos alinhados com o crescimento econômico do Estado.

Foi lido pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), que ressaltou a competência de Ricardo Gontijo e o desenvolvimento de novas tecnologias pela empresa que puderam reduzir inclusive o tempo de construção dos imóveis populares. Ele enfatizou também o processo de abertura do capital da Direcional, o que a levou a crescer 70% entre os anos de 2007 e 2012. “Nessas mais de três décadas, a empresa atuou com respeito ao cidadão e propiciando maior qualidade de vida para seus clientes”.

Direcional Engenharia - Fundada em Belo Horizonte em 1981, a empresa conta com mais de 14 mil colaboradores diretos e atua no Distrito Federal e outros dez Estados: Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Ao longo de três décadas de atuação, a Direcional já construiu e incorporou mais de 100 mil imóveis, projetados para atender às expectativas de clientes de perfis diversos.