Ex-vereador de BH pediu apoio do Legislativo mineiro à campanha contra o tráfico de pessoas, das Nações Unidas

Assembleia recebe apelo de campanha contra tráfico humano

Campanha Coração Azul, da ONU, chega ao Brasil e já conta com comitê em Minas. Coordenador quer apoio da ALMG.

25/02/2014 - 16:26

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na tarde desta terça-feira (25/2/14), a visita do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Betinho Duarte. O ex-vereador foi pedir apoio do Legislativo mineiro à Campanha Coração Azul, das Nações Unidas, contra o tráfico de pessoas.

Lançada em nível mundial e encampada por diversos países, a campanha é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Undoc). O Brasil também se engajou na campanha e já conta com dois comitês formados, nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O lançamento nacional da campanha está previsto para março. Coordenador da campanha em Minas, Betinho ouviu do presidente da comissão, deputado Gustavo Corrêa (DEM), que a proposta será levada ao presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PP) e que este, seguramente, será sensível ao apelo.

Recentemente, o assunto foi debatido durante audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais da ALMG, que tratou de tráfico humano. Segundo Betinho, esse tipo de crime configura-se como o terceiro maior comércio do mundo, atrás apenas dos tráficos de armas e drogas. Ele acrescentou que Minas Gerais seria o quarto Estado brasileiro em tráfico de pessoas e o terceiro em exploração de trabalho escravo, crimes que se interligam com outros, como prostituição e exploração sexual de crianças. Os organizadores da campanha, no Brasil, estão particularmente preocupados em evitar um crescimento desses delitos devido à aproximação da Copa do Mundo.

Consulte o resultado da reunião.