Geração recebe o historiador Rogério Arruda

Programa vai ao neste sábado (22), às 19 horas, na TV Assembleia.

20/02/2014 - 11:33

A edição desta semana do Geração recebe o pesquisador Rogério Arruda, que lançou, recentemente, o livro “O ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX”. Participam também do programa, que vai ao ar no sábado (22/2/14), na TV Assembleia, os alunos da Escola Municipal Wladimir de Paula Gomes, do Bairro Caetano Furquim, em Belo Horizonte.

Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Rogério Arruda começou a se interessar por fotografia ainda adolescente e explorou o tema em seu curso de graduação em História, pela UFMG, e também no mestrado e no doutorado. O livro “O ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX” recebeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e levou o pesquisador a viagens pelo interior do Estado para pesquisar arquivos públicos e privados de fotos e também notícias e anúncios publicados na imprensa. “Até o meu trabalho, não tínhamos nenhum livro que contasse como a fotografia chegou a Minas Gerais e foi se expandindo ao longo do século XIX. Eu percebi a lacuna e quis conhecer mais essa história”, afirma.

No programa, Rogério destaca algumas características da fotografia, em que profissionais itinerantes percorriam o interior de Minas registrando paisagens, cidades e, principalmente, pessoas. Ele lembra que, na época, a fotografia não era parte do cotidiano de todos, como hoje. “Só pessoas que tinham um poder aquisitivo maior é que podiam encomendar uma fotografia. E só os muito ricos podiam comprar o equipamento”, diz.

O historiador fala também da importância da fotografia no mundo contemporâneo e da sua relação com o poder. “Hoje em dia a fotografia está em todos os lugares, todas as mídias. Como a imagem pode ser manipulada, a gente sempre tem que perguntar: isso é verdade? De onde veio? Qual o interesse de veicular essa imagem?”, ressalta. “A fotografia de cunho político é importante porque conta a história do nosso tempo”, completa.

Reprises – O Geração vai ao ar no sábado, às 19 horas, e será reprisado no domingo (23), às 12h30, e na segunda (24), às 13 horas.