ALMG debate celebração de convênio que integra táxis na RMBH

Sem esse instrumento, taxistas reclamam da perda de passageiros por causa de taxa de retorno à cidade de origem.

21/02/2014 - 11:30

Para discutir a viabilidade de celebração de um convênio entre municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a integração do transporte por táxi, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na próxima terça-feira (25/2/13), uma audiência pública. A reunião será no Teatro, às 10 horas.

O autor do requerimento que deu origem à audiência foi o deputado Ivair Nogueira (PMDB), que é o 1º vice-presidente da ALMG. De acordo com o parlamentar, a demanda é dos taxistas de Betim, que reclamam que perdem passageiros, pois, na falta de um convênio entre a Capital e esse município, é cobrada a taxa de 50% sobre o valor da corrida para que o carro retorne à cidade de origem. Dessa forma, os usuários deixam de utilizar o serviço. Se houvesse o convênio, não haveria cobrança da taxa de retorno, uma vez que os taxistas poderiam pegar novos passageiros na Capital, por exemplo.

“A mobilidade urbana é uma das grandes diretrizes da ALMG. Nessa perspectiva, a ideia é ampliar o debate e conscientizar os órgãos de transporte e, também, os prefeitos, a fim de que façam a adesão ao convênio intermunicipal para garantir melhorias no transporte, com economia para os passageiros, e para minimizar o transporte clandestino”, afirma o deputado.

Segundo a assessoria de imprensa da BHTrans, atualmente a entidade mantém convênio para integração de praças com os municípios de Contagem, Ibirité e Ribeirão das Neves. De acordo com a assessoria do deputado, a ideia é que o convênio seja firmado com a Transbetim e, depois, com os demais municípios da RMBH.

Convidados – Foram chamados para a reunião os prefeitos de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; de Confins, Geraldo Gonçalves dos Santos; de Lagoa Santa, Fernando Pereira Gomes Neto; de Nova Lima, Cassio Magnani Junior; e de Betim, Carlaile Pedrosa.

Ainda foram convidados o diretor-presidente da Transbetim, Gilvaldo de Vasconcellos Costa; o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Elcio Santos Monteze; e o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente-coronel Edvaldo Piccinini Teixeira Júnior.

Representantes de taxistas também foram chamados. Entre eles: o presidente do Sincavir-MG, Ricardo Luiz Faedda; o presidente da VIP Taxi BH, Olinto Soares Jardim; o presidente da Coomotaxi, Éder da Costa Paulino; e o presidente da Abrataxi, Eduardo Lima Caldeira.