Estatuto da Pessoa com Deficiência será debatido na ALMG

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizará audiência pública nesta segunda-feira (24).

21/02/2014 - 11:03

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta segunda-feira (24/2/14), às 9h30min, no Auditório. O requerimento, feito pela deputada Liza Prado (Pros), visa a debater o Projeto de Lei (PL) 4.254/13, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no âmbito do Estado de Minas Gerais.

De acordo com a parlamentar, o objetivo do Estatuto é estabelecer orientações que promovam e protejam o exercício pleno de todos os direitos humanos e fundamentais das pessoas com deficiência. “A intenção é que o Estado promova políticas públicas que assegurem a acessibilidade, inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho para essas pessoas, melhorando a qualidade de vida. A reunião será importante para a população apresentar sugestões às proposições do projeto", enfatizou.

Convidados – Foram chamados para participar da audiência a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; a procuradora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos do Ministério Público do Estado, Maria Odete Souto Pereira; a coordenadora especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia de Oliveira; a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kátia Ferraz Ferreira; o defensor público coordenador da Defensoria Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado, Estevão Machado de Assis Carvalho.

Foram convidados também o vereador de Belo Horizonte, Leonardo Mattos (PV); a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Gilmara Costa de Morais Castro; a coordenadora Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Cristina Abreu Domingos Reis; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Uberlândia, Márnia Santos Muniz; o vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Uberlândia, Gilmar Borges Rabelo; o vereador do município de Montes Claros, Valcir Soares da Silva (PTB); o vereador do município de Montes Claros, Rodrigo Maia de Oliveira (PTN); e a coordenadora de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros, Maria Aparecida Medeiros de Queiroz.