O deputado ocupou a tribuna para proferir seu discurso de despedida e recebeu elogios dos colegas de Parlamento

Bonifácio Mourão deixa a liderança do governo

Em discursos na reunião de Plenário, deputado tem atuação elogiada tanto pela base quanto pela oposição.

19/02/2014 - 18:01

A despedida do deputado Bonifácio Mourão (PSDB) da função de líder do governo marcou nesta quarta-feira (19/2/14) a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parlamentar ocupou a tribuna para proferir seu discurso de despedida, recebendo depois os elogios e agradecimentos de 19 colegas de Parlamento mineiro, entre eles do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). A pedido do governador Antonio Anastasia, Mourão indicou para a função o deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que prometeu seguir os passos do antecessor.

Emocionado, o deputado Bonifácio Mourão classificou sua passagem pela liderança do governo como o período mais gratificante de sua vida pública. Segundo ele, a decisão de deixar a função, comunicada ao governador na semana passada, foi para dar a oportunidade ao sucessor de Anastasia – que deve deixar o Executivo no próximo mês para disputar uma vaga no Senado –, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, ex-presidente da ALMG, de montar sua equipe com mais liberdade. Ele contou que, a pedido do governador, submeteu a indicação do seu substituto ao vice-governador, que a aprovou imediatamente.

O deputado Bonifácio Mourão agradeceu a colaboração em seu trabalho tanto dos deputados da base do governo quanto da oposição. Sobre os primeiros, elogiou “a base coesa e unida em torno das teses defendidas pelo governador”. Aos adversários, destacou que “os embates foram muitos, mas auxiliaram no exercício da paciência”. Ao citar alguns pontos de sua passagem pelo Parlamento, lembrou sua atuação como deputado constituinte e a oportunidade de acompanhar o início da trajetória política do atual presidente da ALMG.

Por sua vez, o presidente Dinis Pinheiro agradeceu o deputado Bonifácio Mourão pelo apoio desde sua chegada à Assembleia, quando ocuparam gabinetes vizinhos. “Ele sempre foi uma inspiração e, para um discípulo, como eu, uma fonte de bons conselhos. Afinal, sempre honrou o exercício da vida pública como verdadeiro sacerdócio”, afirmou. “Obrigado por tudo. Minas lhe deve muito e agora lhe agradece”, completou.

Já o deputado Luiz Humberto Carneiro agradeceu a Mourão pela indicação, da qual se disse honrado. “Mas não farei esse trabalho sozinho. Você sempre estará ao meu lado”, afirmou. O novo líder do governo também agradeceu ao governador e seu vice pela confiança da nova função. A troca deve ser oficializada pelo Executivo nos próximos dias em mensagem a ser enviada ao Legislativo.

Repercussão - Ao todo, 19 parlamentares fizeram pronunciamentos destacando a passagem do colega pela liderança do governo. “Bonifácio Mourão já faz parte da história do Parlamento Mineiro”, definiu o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), um dos vice-líderes do governo. O deputado Duarte Bechir (PSD), também vice-líder do governo, foi além, destacando o espírito conciliador do colega. “O dinheiro faz o homem rico, o conhecimento o faz sábio e a humildade o faz grande”.

Lembrando ser representante da voz feminina da Assembleia, a deputada Ana Maria Resende (PSDB) fez coro: “Bonifácio Mourão representa a seriedade que o Brasil hoje carece, um político que não joga para a plateia e que não varre os problemas para debaixo do tapete”. Por fim, o deputado Lafayette de Andrada (PSDB) reforçou que o colega pode deixar a função com a “tranquilidade do dever cumprido”.

O deputado Bonifácio Mourão mereceu elogios até mesmo de parlamentares da oposição. O líder do Bloco Minas sem Censura, deputado Pompílio Canavez (PT), reconheceu a disposição do colega em levar uma visão diferente da política ao Executivo. “Nesse trabalho, tivemos alguns embates renhidos, mas sempre merecemos o respeito na busca do diálogo”, reconheceu. O deputado oposicionista desejou ainda boa sorte ao sucessor de Mourão.

Consulte o resultado da reunião.