Memória e Poder ouvirá o advogado Antônio Ribeiro Romanelli
Professor universitário, o entrevistado também se destacou por defender causas agrárias.
13/02/2014 - 12:20Nesta semana, o programa Memória e Poder, da TV Assembleia, apresentará o depoimento de vida do advogado e professor universitário Antônio Ribeiro Romanelli. Nascido em Sete Lagoas (região Central do Estado), Romanelli se destacou pela atuação no Direito Agrário e pela defesa dos trabalhadores da terra. O programa vai ao ar neste sábado, 15/2/14, às 20 horas.
Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Antônio iniciou sua carreira em um escritório de advocacia. O envolvimento com a causa dos trabalhadores da terra iniciou quando chegou, ao escritório em que trabalhava, um caso de reintegração de posse de um terreno próximo à represa de Três Marias (região Central do Estado). O advogado ganhou na Justiça o direito de os lavradores permanecerem na terra, mas percebeu que os problemas dessas pessoas eram mais graves do que a garantia de um local para morar e cultivar.
Romanelli ajudou a criar as Ligas Camponesas em Minas Gerais, movimento do qual foi presidente estadual. Por ser um militante nessa área, o advogado acabou preso pelo governo militar e teve de ir para o exílio no Chile entre 1966 e 1971. Ao retornar ao Brasil, Romanelli retomou a advocacia e passou a se dedicar ao magistério, atividade que já havia experimentado durante o exílio, no Chile.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (16), às 15h30; na segunda-feira (17), à meia-noite; na terça-feira (18), às 21 horas; e na quarta-feira (19), às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.