Geração ouve deputadas e aborda papel da mulher na política

No Programa da TV Assembleia, neste sábado (8), parlamentares falam também sobre o envolvimento político dos jovens.

06/02/2014 - 15:55

O Geração desta semana recebe as deputadas estaduais Luzia Ferreira (PPS) e Maria Tereza Lara (PT), que falam sobre a importância da participação das mulheres na política. Entre outros assuntos, as parlamentares mineiras analisam também o momento político do Brasil atual e defendem a importância do engajamento dos jovens. O programa da TV Assembleia, que vai ao ar no sábado (8/2/14), às 19 horas, também conta com a participação dos alunos do Colégio Tiradentes, unidade do bairro Prado, em Belo Horizonte.

Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

As deputadas contam como começaram a se engajar em causas sociais e o princípio de sua atuação na política partidária. Luzia Ferreira, que foi militante do movimento estudantil e da resistência democrática contra a ditadura, afirma que era motivada pela convicção “de que o Brasil precisava mudar, ter liberdade. O povo precisava ter direitos, a educação precisava ser boa para todo mundo”. Apostando em “um mundo mais igual, mais justo”, Maria Tereza Lara se sentiu impulsionada por “um desejo interno muito grande de ajudar a transformar este mundo”.

Com atuação política marcada pelo apoio aos movimentos de defesa da pessoa com deficiência e à participação da mulher nos espaços de poder, Maria Tereza acredita que os obstáculos podem ser superados pela vontade de participar politicamente, de construir lideranças não só através dos partidos, mas nos diferentes tipos de ações coletivas que buscam o bem comum. “Nós, mulheres, já somos 52% da população, temos que conquistar os espaços da política, reivindicando, sugerindo”, defende. Luzia Ferreira, por sua vez, acrescenta que “deveria haver um equilíbrio maior entre os gêneros”, na busca por “decisões mais compartilhadas, que tivessem mais a ver com a sociedade”.

A educação também foi um importante elemento na formação e engajamento das duas parlamentares, que já atuaram como professoras. “Comecei a despertar para a necessidade de me engajar na escola. Na minha geração, não existia vaga na escola pública para todos. A gente tinha de fazer uma seleção super rigorosa e a maioria dos estudantes ficava de fora. Muito do analfabetismo que a gente tem hoje era por ausência de vagas nas escolas”, conta Luzia.

Reprise – O programa Geração será reprisado no domingo (9), 12h30, e segunda (10), às 13 horas.