ALMG encerra festividades natalinas com Folia de Reis

Evento será realizado nesta segunda (6), às 18h30, no Espaço Democrático.

02/01/2014 - 15:02

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) encerra nesta segunda-feira (6/1/14), às 18h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, as comemorações natalinas com uma tradicional apresentação de Folia de Reis. Importante manifestação da cultura do Estado, o festejo busca relembrar, por encenações e cantos, o nascimento de Jesus e a visita dos Reis Magos. O evento contará com apresentações do Terno de Folia de Reis Família Guiga, da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e do Grupo Aruanda.

O Terno de Folia de Reis da Família Guiga, que é natural da cidade de Teixeiras (Zona da Mata), fará a abertura do evento. O conjunto é composto por sete integrantes, especialmente caracterizados para essa manifestação cultural. Sua formação inclui quatro músicos cantadores, dois palhaços e um porta bandeira. O grupo é comandado pelo mestre popular João Guiga, que é músico e folião há mais de 60 anos.

A Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário, por sua vez, se apresentará com 15 integrantes. Originária do bairro Urca, na Capital, a irmandade tem o objetivo de promover os festejos de Nossa senhora do Rosário, com atividades durante todo o ano. Já o grupo Aruanda fará uma representação cênica da Folia de Reis. A entidade realiza pequisas sobre as danças e os folguedos populares, buscando sua preservação e divulgação por meio da linguagem teatral. 

Na oportunidade, também serão homenageadas as instituições parceiras que contribuíram para a montagem da Vila do Papai Noel na Assembleia com a entrega de diplomas. A exposição conta com mais de 3 mil peças vindas de 90 países, dentre elas Mamães Noéis, presépios e árvores de Natal. O acervo, formado ao longo de mais de 30 anos, pertence à ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, que estará presente à solenidade. A ALMG fará ainda a entrega de um Papai Noel para o acervo da Vila.