Comissão de Segurança presta homenagem a policiais militares
Policiais lotados no 40° BPM participaram de apreensão de duas toneladas de drogas em Ribeirão das Neves.
18/12/2013 - 11:52A operação que culminou na apreensão de mais de duas toneladas de drogas, armas, munições e quatro veículos em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte) rendeu uma homenagem aos policiais militares lotados no 40° BPM. A homenagem foi feita na manhã desta quarta-feira (18/12/13) durante reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi solicitada pelo deputado Cabo Júlio (PMDB).
Estiveram presentes para receber a homenagem o tenente-coronel Júlio César de Souza, o 1º tenente Amilcar Bruno dos Santos, o 2º sargento Geordane Geraldo Rocha, a cabo Vaneza Cristina Pereira, os soldados Adriano Rodrigues de Almeida, Thiago Augusto da Silva, Paulo Alberto Santana Ferreira, Caio Cesar Silva Santos, Wilton Valter Frutuoso e Reginaldo Chaves Caldeira, todos lotados no 40° BPM.
O deputado Cabo Júlio disse que faz questão de requerer essas homenagens pois, segundo ele, a Polícia Militar talvez seja a única instituição presente em todos os municípios do Estado e que funciona efetivamente. “Todos os dias, qualquer ocorrência é de risco, e muitas vezes a sociedade não reconhece esse trabalho”, afirmou.
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) também parabenizou os militares e destacou que eles convivem diariamente com grandes dificuldades. “Ribeirão das Neves é uma das cidades mais pobres do Estado, e esses militares enfrentam todas as mazelas sociais ali presentes”, analisou. Ele ainda acrescentou que a PM está combatendo crimes de responsabilidade da União, e destacou a necessidade da criação de políticas públicas efetivas por parte do Governo Federal.
O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), afirmou que reuniões desse teor são necessárias para que os policiais sintam a confiança da sociedade. O parlamentar disse ainda que a comissão tem trabalhado para ajudá-los em suas tarefas. “Esta Casa torce pela polícia e tem trabalhado muito para que o encargo de vocês não se torne muito pesado”, afirmou.
O tenente-coronel Júlio César de Souza agradeceu a homenagem. “Os policiais do 40° BPM labutam diuturnamente para que Ribeirão das Neves tenha a paz esperada em todo o município”, afirmou. Ele disse ainda que, mesmo com a infraestrutura precária do município, os militares trabalham de forma louvável para proteger a população. O 1° tenente Amilcar Bruno dos Santos acrescentou que esse trabalho é possibilitado pela excelente equipe lotada naquele batalhão. “Temos pessoas disciplinadas e comprometidas com a sociedade”, destacou.
O 2° sargento Geordane Geraldo Rocha finalizou contando alguns detalhes da operação. Segundo ele, havia a informação de uma possível negociação de drogas na região. Ele fez contato com seu comandante, que prontamente organizou toda a operação que terminou em um sítio onde todo o material que estava escondido foi apreendido.
Requerimentos - Ao final da reunião, foram aprovados diversos requerimentos de autoria da Comissão de Pariticipação Popular. O deputado João Leite destacou que eles são resultado de sugestões populares apresentadas durante o processo de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).