TV Assembleia entrevista o documentarista Marcelo Reis

Entre os diversos trabalhos do diretor estão o longa-metragem Aterro e o curta Esculacho.

18/12/2013 - 12:38

A TV Assembleia veiculará neste sábado (21/12/13), às 19 horas, o programa Geração, que terá como entrevistado o documentarista e produtor audiovisual mineiro Marcelo Reis. Ele é diretor do longa-metragem Aterro (2011) e do curta Esculacho (2013), dentre outros trabalhos. Também participarão do programa os jovens do Núcleo Vida, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Marcelo Reis atua na área desde 2007. Já exibiu seus trabalhos em 22 festivais de cinco países e recebeu prêmios no Brasil, nos Estados Unidos e na Colômbia. De acordo com ele, a maior parte de seus vídeos foram feitos com muito trabalho e pouco dinheiro. Atualmente, ele tem buscado recursos disponíveis no Brasil, através das leis de incentivo, para fazer os filmes.

Durante o programa, o documentarista falará sobre o início de sua carreira, sua ligação com o universo da periferia e como isso influenciou a criação de seus trabalhos. Ele contará também como foi o processo de produção de Esculacho, curta-metragem lançado no dia 14 de dezembro, em Belo Horizonte. O curta aborda o conflito auditivo no transporte público das grandes cidades, devido à popularização do funk e de dispositivos sonoros portáteis.

Outro trabalho que será comentado na entrevista é o longa Aterro, em que Marcelo apresenta depoimentos de sete mulheres pioneiras da catação de lixo no Brasil, que atuavam no lixão do Morro das Pedras, em Belo Horizonte, até a década de 1970. Segundo o diretor, o objetivo inicial do documentário era resgatar a memória da cidade, mas, depois, ele tomou um corpo de cinema ambiental, interessante também para quem não mora na Capital.

O filme reflete sobre a produção de lixo, o sistema de gestão de resíduos, a preocupação com o meio ambiente e a vida daqueles que dependem do lixo para sobreviver. Para Marcelo, as entrevistadas “têm uma noção de gestão de resíduos sólidos impressionante, uma consciência construída no dia-a-dia, na realidade do lixo, antes de se falar em reciclagem como se fala hoje”.

Reprise – O Geração será reapresentado no domingo (22), às 12h30, e na segunda-feira (23), às 13 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF. Os programas também estão disponíveis no Portal da ALMG.