ALMG debate situação de servidores aposentados do Estado

Marcado para a próxima sexta-feira (6/12), no Plenário, debate público é iniciativa da Comissão de Direitos Humanos.

29/11/2013 - 14:15

A situação dos servidores aposentados do Estado de Minas Gerais será discutida na próxima sexta-feira (6/12/13), às 9 horas, em debate no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Debate Público Garantias Fundamentais da Pessoa Idosa: Dignidade aos Servidores Aposentados do Estado de Minas Gerais é uma iniciativa do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Durval Ângelo (PT).

O evento se propõe a discutir as principais reivindicações dos servidores aposentados do Estado, entre elas o atendimento do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e a perda de vencimentos. Segundo o autor do requerimento, a ideia é resgatar a dignidade de aposentados e pensionistas do Estado, subtraída ao longo de sucessivos governos.

“Na realidade, hoje os aposentados e pensionistas vivem numa total ausência de políticas públicas, eles que conceberam e ajudaram a construir as políticas públicas do Estado”, diz o parlamentar. Daí, a proposta de se fazer um debate público sobre o tema. Outro objetivo do evento, de acordo com o deputado, seria o de sensibilizar as autoridades públicas a respeito das reivindicações desse segmento da categoria dos servidores.

Convidados – Foram convidados para o debate público a diretora de Seguridade Social da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, Maria Raimunda Nunes da Silva; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Adolfo Garrido; o presidente da Associação dos Aposentados do Ipsemg, José Pereira de Souza; a diretora presidente da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni; a presidente da Associação de Diretores de Escolas Oficiais do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Belo de Abreu; o presidente da Associação dos Jornalistas do Serviço Público, Pedro Pereira Franco; o presidente da Associação dos Aposentados da Carreira de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, José Roosevelt Pereira; e a representante do Fórum Permanente "Jornalista Cláudio Vilaça" de Defesa dos Direitos dos Servidores Públicos de Minas Gerais, Marly Moyses Silva Araujo.