Audiência vai debater o resgate do transporte ferroviário
Parlamentares vão questionar veto da Agência Metropolitana a projeto da Associação Trem Bão de Minas.
29/11/2013 - 13:29O resgate do transporte ferroviário de passageiros no Estado será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro, requerido pelo deputado Rogério Correia (PT), será na próxima sexta-feira (6/12/13), às 14 horas, no Auditório.
De acordo com a assessoria de comunicação do parlamentar, o trecho em discussão envolve os seguintes,em especial o trecho que abrange dez municípios da Região Central: Belo Horizonte, Sarzedo, Ibirité, Mário Campos, Brumadinho, Moeda, Belo Vale, Jeceaba, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. Segundo a assessoria, “a Associação Trem Bão de Minas tem realizado audiências para que haja esse resgate, mas a Agência Metropolitana do Governo do Estado desconsiderou todo o projeto da instituição. Essa reunião visa cobrar da agência explicações sobre o por quê do veto”.
Convidados – Foram convidados para a audiência o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias da Câmara dos Deputados, Pedro Uczai (PT-SC); o deputado federal Padre João (PT-MG); o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Fernando do Nascimento; o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. de Brasília/DF, Josias Sampaio Cavalcante Júnior; o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística de Brasília/DF, Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira; o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários de Brasília/DF, Rodrigo Otaviano Vilaça.
Também foram convidados para participar o diretor de planejamento metropolitano, articulação e intersetorialidade da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Adrian Machado Batista; o professor de Projeto de Estradas do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia da UFMG, Marcelo Franco Porto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Conselheiro Lafaiete/MG, Victor Pena Resende; a presidente da Associação Trem Bão de Minas, Lilian Paraguai; e o gerente-geral de Regulação e Relações Institucionais da MRS Logística S.A. - Juiz de Fora/MG, Sérgio Henrique Carrato.