Hospital da Polícia Militar vai receber homenagem

Reunião Especial de Plenário nesta segunda-feira (2/12) vai comemorar o centenário da instituição.

28/11/2013 - 19:24

Uma referência na prestação de serviços de assistência à saúde aos policiais militares, visando, com isso, a contribuir também para a segurança pública. Esse é o perfil do Hospital da Polícia Militar (HPM-MG) que, nesta segunda-feira (2/12/13), receberá homenagem pelo seu aniversário de cem anos, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcada para as 20 horas.

A homenagem, que será entregue ao diretor-geral do Hospital Militar, tenente-coronel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos, atende a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT) em coautoria com o deputado Gilberto Abramo (PRB). Os dois parlamentares ressaltam a importância do hospital, destacando-o como uma referência na prestação de serviços de assistência à saúde aos policiais militares.

O deputado Sargento Rodrigues salienta que a homenagem é para saudar a excelência do hospital. Para ele é essencial lembrar o quão honroso é “completar um centenário de serviços prestados, visando a salvar vidas de policiais, bombeiros militares e seus dependentes, fazendo-o com atenção, carinho e muita dedicação”. Além disso, ressalta o parlamentar, é preciso lembrar que o HPM é "uma retaguarda para que esse conjunto de servidores ofereça, com certa tranquilidade, mais segurança aos mineiros”.

"O HPM contribui para a segurança pública na medida em que possibilita aos militares condições físicas e mentais ideais para o exercício de suas funções. Destacamos ainda a importância de suas atividades desenvolvidas com foco nas pessoas, por meio de investimentos em humanização e em melhorias estruturais, buscado a excelência no atendimento e a valorização dos profissionais", completa o deputado Gilberto Abramo.

O hospital - O HPM foi criado em agosto de 1913, regulamentado em dezembro do mesmo ano e instalado em maio de 1914 em um edifício na Rua Manaus, no bairro Santa Efigênia. A mudança de nome, para Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1976, foi uma homenagem ao ex-presidente JK, que servira no local como oficial-médico

Na época da fundação, a proposta era organizar um serviço de saúde regulamentado na, então, Força Pública do Estado. Em 1946, as instalações foram transferidas para o atual endereço (Avenida do Contorno, 2.787).