ALMG vai homenagear os 65 anos da Emater-MG

Empresa responsável pela extensão rural atende agricultores de todo o Estado.

28/11/2013 - 20:01

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) será homenageada em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima sexta-feira (6/12/13), às 20 horas. A homenagem aos 65 de fundação da entidade foi requerida pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).

O parlamentar destaca que solicitou a reunião em razão da importância da Emater para os produtores rurais. "Como produtor rural há tantos anos, sou testemunha de que o trabalho da empresa, de extrema importância para o desenvolvimento da zona rural, tem apresentado resultados positivos. São 65 anos de dedicação, competência e assistência técnica para melhorar, a cada dia, a qualidade de vida e de trabalho do homem do campo”, enfatiza o deputado.

A empresa evoluiu a partir da primeira instituição de assistência técnica e extensão rural do Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), fundada em 1948. Com o nome Emater-MG oficializado em 1975, a instituição planeja, coordena e executa programas de assistência técnica e extensão rural no âmbito do Estado, difundindo conhecimentos de natureza técnica, econômica e social.

Desde 2003, a empresa desenvolve ações na construção e implementação de políticas públicas, tendo como princípio o desenvolvimento sustentável. Também são metas da Emater-MG favorecer o aumento da produção e da produtividade agrícolas no Estado; além de contribuir para a melhoria das condições de vida no meio rural.

Atualmente a Emater-MG é um dos principais instrumentos do Estado para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola, especialmente em relação à agricultura familiar. A empresa atua em rede e hoje está presente em mais de 790 municípios mineiros.