ALMG comemora nesta terça (19) dois anos da Bolsa Reciclagem
Durante Reunião Especial, será apresentado estudo sobre os impactos dessa política pública.
14/11/2013 - 16:59O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai comemorar, nesta terça-feira (19/11/13), os dois anos do programa Bolsa Reciclagem. A Reunião Especial será aberta às 10 horas e integra a programação da Semana Mineira de Redução de Resíduos, que será realizada de segunda (18) a sexta (22), pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), parceiro da ALMG na homenagem.
A Bolsa Reciclagem é fruto do Projeto de Lei 2.122/11, de autoria do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). A proposição deu origem à Lei 19.823, de 2011. Trata-se de um incentivo financeiro a catadores de material reutilizável e reciclável no Estado, transferido semestralmente para as cooperativas, dois quais 90% são direcionados aos trabalhadores. Além disso, a bolsa tem o objetivo de incentivar a reintrodução de materiais recicláveis em processos produtivos, com vistas à redução da utilização de recursos naturais e insumos energéticos, com inclusão social de catadores de materiais recicláveis.
Durante a solenidade, será apresentada uma pesquisa do CMRR, com os resultados dos impactos social, econômico e ambiental da Bolsa Reciclagem. Também será realizada a entrega simbólica do pagamento dos dois semestres da Bolsa Reciclagem às comissões de catadores. "A criação da Bolsa Reciclagem deve ser entendida não como um prêmio ou simples pagamento, mas como o reconhecimento do poder público e da própria sociedade ao valor ambiental e social do trabalho que esses cidadãos mineiros desenvolvem”, considera o deputado Dinis Pinheiro, que presidirá a reunião.