ALMG vai comemorar o Dia da Bandeira

Hasteamento da Bandeira do Brasil será realizado nesta terça (19), às 12 horas.

14/11/2013 - 18:00

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai comemorar o Dia da Bandeira com solenidade a ser realizada nesta terça-feira (19/11/13), às 12 horas, no Hall das Bandeiras - Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Haverá hasteamento da bandeira do Brasil com o objetivo de reverenciar o símbolo nacional e reafirmar os valores da cidadania, da democracia e da República.

Foram convidados a participar da cerimônia deste ano os catadores de materiais recicláveis beneficiados pelo programa Bolsa-Reciclagem. Eles participarão ainda de Reunião Especial, promovida pela ALMG, que vai comemorar os dois anos do programa, criado pela Lei 19.823, de 2011. O Projeto de Lei (PL) 2.122/11, que deu origem à lei, é de autoria do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP).

O hasteamento será feito por parlamentares e adolescentes trabalhadores do Núcleo Vida da ALMG. Logo após, os catadores passarão as quatro bandeiras hasteadas (Brasil, Minas Gerais, Belo Horizonte e Mercosul) aos deputados presentes.

Bolsa-Reciclagem - Com a legislação, passaram a receber incentivo financeiro, trimestralmente, cooperativas ou associações, com repasse de 90% dos recursos aos catadores de materiais recicláveis e 10% para o custeio de despesas administrativas, investimento em infraestrutura, aquisição de equipamentos, formação de estoque de materiais recicláveis e capacitação de cooperados ou associados.

Assembleia apoia lançamento do livro Bandeiras de Minas

O livro Bandeiras de Minas, dos jornalistas José Eustáquio de Oliveira e Airton Guimarães, será lançado também na terça (19), a partir das 19 horas, na Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte. A obra, publicada pela Editora Vega, conta com o apoio institucional da ALMG e do Governo do Estado.

A publicação busca analisar a evolução das bandeiras como símbolo de comunicação e resgatar a história dessas desde o descobrimento do Brasil e, em relação ao Estado, desde a Inconfidência Mineira. A obra apresenta ainda ampla pesquisa sobre as bandeiras da maioria dos municípios mineiros.

Para o deputado Dinis Pinheiro, a parceria com a Editora Vega é importante "porque o livro Bandeiras de Minas contribuirá não apenas para a preservação da memória de nossas cidades, mas também para desenvolver e estimular o espírito cidadão dos mineiros, de modo especial os jovens”.