Audiência avaliará Programa de Aquisição de Alimentos
Comissão de Política Agropecuária vai ouvir dirigentes da Conab na próxima quarta-feira (20).
14/11/2013 - 16:35Conhecer dados da execução financeira do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Este é o propósito da audiência pública que a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima quarta-feira (20/11/13).
A atividade, que atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), será às 15 horas, e vai ouvir dirigentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). "O Programa de Aquisição de Alimentos, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, é de extrema importância, não só no combate à fome, como também no fortalecimento da agricultura familiar, já que os produtos comprados pela Conab são dos pequenos produtores rurais”, alerta.
O deputado ressalta ainda os receios da comissão quanto aos resultados do programa. “Estamos preocupados porque o programa não está dando os resultados esperados. Queremos saber os motivos. Sabemos que o Governo Federal não tem repassado os recursos e isso fez com que o programa, em Minas, quase acabasse. Queremos resolver o problema e fortalecer o programa", conclui.
Convidados – Foram convidados para reunião a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Alcides Guedes Filho; o superintendente regional da Conab, Osvaldo Teixeira de Souza Filho; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento; o subsecretário de Estado de Agricultura Familiar, Edmar Guariento Gadelha; o representante da Superintendência de Tributação da Secretaria de Estado da Fazenda, Kalil Said de Souza Jabour; o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado (Consea-MG), Dom Mauro Morelli.
Também foram convidados o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno; o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto; o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Isopo Porto; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Minas Gerais, Juseleno Anacleto da Silva; o coordenador de Apoio a Circuitos Locais de Comercialização da Secretaria de Estado de Agricultura, Erineu Resende Rosa Ferreira; e o presidente da Cooperativa Agrícola Alto Rio Grande Ltda, Clóvis Corrêa da Silva.