TV Assembleia entrevistará fundador da Casa de Juscelino
Serafim Jardim, amigo íntimo de JK, tenta reabrir as investigações sobre o acidente que matou o ex-presidente.
13/11/2013 - 17:32A TV Assembleia veiculará neste sábado (16/11/13), às 20 horas, o programa Memória e Poder, que terá como entrevistado o fundador da Casa de Juscelino, e amigo de JK, Serafim Jardim. O entrevistado falará sobre as dificuldades vividas pelo ex-presidente no período em que foi cassado pelo Governo Militar e em que foi exilado por dois anos.
Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Juscelino Kubitschek morreu em um acidente de carro na Via Dutra (rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro). No entanto, seu amigo Serafim voltou a denunciar as suspeitas em torno da morte do criador de Brasília.
Serafim Jardim é de Diamantina, cidade natal do ex-presidente, e conheceu JK ainda criança. Juscelino era amigo de infância do pai dele, José Jardim, e também do tio, o ex-arcebispo de Diamantina, Dom Serafim Gomes Jardim. O ex-arcebispo ajudou JK quando Dom Cabral se colocou contra o político, devido à construção da Igrejinha da Pampulha. Ele também colaborou nas campanhas de Juscelino para deputado e presidente.
Juscelino voltou ao Brasil, após o exílio, em 1967 e se reaproximou da família Jardim. Nessa época, os dois viajaram juntos quando JK visitava Minas Gerais. A proximidade permitiu a Serafim conhecer histórias vivenciadas por Juscelino em outros períodos da vida.
Depois da morte de JK, em 1976, Serafim Jardim comprou a residência onde viveu o ex-presidente em Diamantina e criou um museu em homenagem a ele, a Casa de Juscelino. Desde 1996, Serafim tenta reabrir as investigações sobre o acidente, por acreditar que o inquérito feito na época é, na verdade, uma farsa.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (17), às 15h30; na segunda-feira (18), à meia-noite; na terça-feira (19), às 21 horas; e na quarta-feira (20), às 12 horas.
A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF. Para o interior do Estado, a transmissão é feita pelo portal da ALMG.