Dia do Barroco Mineiro será comemorado nesta segunda (18)
Reunião Especial de Plenário às 20 horas dará início às celebrações do bicentenário de Aleijadinho.
11/11/2013 - 14:54Dando início às celebrações do bicentenário de morte de Aleijadinho, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) comemora nesta segunda-feira (18/11/13) o Dia do Barroco Mineiro. Às 20 horas, haverá uma solenidade no Plenário para lembrar esta que é uma das principais expressões artísticas e culturais de Minas Gerais.
A data foi instituída pela Lei 20.470, de 2012, motivada por iniciativa da ALMG. Durante a solenidade do primeiro Dia do Barroco, será empossada a Comissão Curadora, que será responsável pelas comemorações, em 2014, do bicentenário de morte de Aleijadinho. Haverá ainda o lançamento da Revista Barroco, criada pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, falecido em 2012, do fac símile do livro Cantaria Barroca, de 1975, também de Affonso Ávila, e de carimbo e selo comemorativo dos Correios em homenagem a Aleijadinho.
Durante a Reunião Especial, também haverá apresentação artística do músico Celso Adolfo, acompanhado pelo cravista Antônio Carlos de Magalhães. Os dois vão executar o Hino Nacional Brasileiro. Após a solenidade, a mesa "Quitandas Mineiras do Século XVIII" vai mostrar o resultado de pesquisa histórica sobre hábitos e costumes gastronômicos da época, desenvolvida pela Escola de Gastronomia do Senac.
Curadoria - Integram a Comissão Curadora representantes de instituições culturais e especialistas na área, como a artista plástica Yara Tupynambá, a presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Ângela Gutierrez, e a historiadora Cristina Ávila. E ainda a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, que presidirá a comissão; o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; e o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, Marcos Paulo de Souza Miranda.
A curadoria será auxiliada na preparação das homenagens a Aleijadinho por uma comissão gestora, que terá a participação do 3º secretário da ALMG, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), e do presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Elismar Prado (PT), além de servidores indicados pelos parceiros.
Também como parte da comemoração do primeiro Dia do Barroco, em 25 de novembro, às 20 horas, será realizada a Segunda Musical Especial Barroco Mineiro, no Teatro da ALMG, com apresentação da Orquestra Minas Barroca.
Presidente destaca riqueza do Estado
Para o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), autor do projeto de lei que deu origem à data (PL 3.396/12), o Barroco, sendo uma riqueza do Estado, precisa ser celebrado permanentemente. “Dessa forma, toda a sociedade mineira pode dar a sua contribuição para a manutenção e a divulgação desse grande patrimônio, simbolizado pela figura de Aleijadinho, o maior artista plástico de nossa história”, destaca o deputado.
Pela importância do artista, além do Dia do Barroco, a Lei 20.470 estabelece que 2014 é o Ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho. Dinis Pinheiro acrescenta que a intenção da homenagem é dar a Aleijadinho o reconhecimento popular que ele já tem nos meios artístico e acadêmico como artista genial.