Unifei será homenageada na ALMG na próxima semana
Reunião Especial de Plenário celebra os 100 anos de fundação da Universidade Federal de Itajubá.
04/11/2013 - 15:03A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia, nesta segunda-feira (11/11/13), o centenário de fundação da Universidade Federal de Itajubá (UnifeiI). A reunião atende a requerimento do deputado Ulisses Gomes (PT) e acontece no Plenário, às 20 horas.
Segundo o gabinete do deputado, a homenagem à instituição se justifica pela sua contribuição dada ao País. “A Unifei sempre atuou pelo desenvolvimento do Brasil, contribuindo para o salto dado pelo País, que deixou de ser predominantemente agrário, no início do século XX, e passou à era do conhecimento científico e tecnológico dos dias atuais”, afirma.
História – Com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 23 de novembro de 1913, o advogado Theodomiro Carneiro Santiago, fundou a instituição que se tornaria a universidade federal. Sua intenção era que sua cidade tivesse um estabelecimento para formação de engenheiros mecânicos e eletricistas.
Em 1956, o instituto foi federalizado, mas somente em 1968 o nome Universidade Federal de Engenharia de Itajubá foi adotado. E em 1963, o curso foi dividido em dois independentes, um de engenheiros mecânicos e outro de engenheiros eletricistas.
A universidade centenária conta com o campus sede em Itajubá (Sul de Minas), e um campus avançado em Itabira (Vale do Aço). A maioria dos seus 31 cursos de graduação e 16 de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) está voltada para a área tecnológica, contando com laboratórios equipados com tecnologia de ponta.