Alunos da UFMG participam do Conexão Assembleia
Ação do projeto Educação para Cidadania no Parlamento visa a incentivar a participação de jovens na revisão do PPAG.
29/10/2013 - 12:15Incentivar a participação de jovens do ensino superior no acompanhamento da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e da tramitação dos projetos do orçamento público. Esse é o objetivo de uma das ações do projeto estratégico Educação para Cidadania no Parlamento, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vinculada ao programa Conexão Assembleia, desenvolvido pela Escola do Legislativo (ELE) em parceria com universidades do Estado.
Por meio dessa ação, foi criada uma edição-piloto do programa, envolvendo 18 alunos do curso de gestão pública da UFMG. O grupo participa de uma série de atividades, como cursos, palestras, debates e acompanhamento de reuniões e audiências públicas realizadas nas comissões da Casa.
Neste mês de outubro, os estudantes fazem o curso a distância Planejamento e Orçamento Público, oferecido pela ELE, para aprofundar seus conhecimentos sobre essa temática. Como parte da atividade, foram oferecidas, ainda, cinco vagas para os participantes que quiserem atuar como tutores na versão a distância desse curso. Já em novembro, eles acompanharão audiências públicas de revisão do PPAG e reuniões fechadas de negociação das propostas, realizadas entre representantes do Executivo e do Legislativo. Essa ação será concluída no dia 6 de dezembro, com um seminário a ser realizado no campus da UFMG.
Com o encerramento das atividades, os coordenadores do projeto estratégico e das equipes da ELE e da Gerência-Geral de Consultoria Temática da ALMG, bem como da universidade, vão se reunir para avaliar e aprimorar esse modelo de formação e de práticas participativas. Após sua validação, novas turmas deverão ser ofertadas a partir de 2014.
Direcionamento Estratégico – O projeto Educação para Cidadania no Parlamento compõe a carteira do Direcionamento Estratégico da ALMG para o biênio 2013-2015.